Somos assim


SOCIEDADE AMIGOS DA BIBLIOTECA NORBERTO FERREIRA FILHO
SABI

A Sociedade Amigos da Biblioteca Norberto Ferreira Filho (SABI), entidade de direito privado, sem fins econômicos, foi fundada em 2004 com dois objetivos principais: 1. Auxiliar a biblioteca municipal de Crateús (CE) em ações que promovam o gosto pelo livro e pela leitura; e 2. Desenvolver oficinas de artes (teatro, música, confecção e manipulação de bonecos, contação de histórias, artes plásticas, grafite, etc.) voltadas prioritariamente à inclusão de crianças e adolescentes provenientes de famílias de baixo poder aquisitivo. Sua sede fica à Rua do Instituto Santa Inês, 231, Centro de Crateús.




À época, a biblioteca municipal tinha uma freqüência anual de aproximadamente quatro mil usuários por ano. Visando aumentar esse número, as primeiras atividades da SABI foram voltadas para atrair a população à biblioteca, principalmente a população jovem. Para tanto, buscou sensibilizar os administradores municipais para a importância de implementar algumas ações que viabilizassem isso. E como o presidente da SABI então era também o diretor de cultura do município, foram possíveis algumas mudanças, como: 1. Abertura de um setor infantil, para atender exclusivamente a essa faixa etária da população; 2. Contação de histórias duas vezes por semana nas dependências da biblioteca – a Cia. de Teatro Os Cara da Arte, ligada à SABI, passou a realizar essa atividade voltada a atrair as escolas infantis para visitas à biblioteca; 3. Aquisição de três computadores com acesso a internet, ofertados gratuitamente à comunidade, como forma de atrair os jovens; 4. Abertura de um setor com livros em braile e em áudio, para os deficientes visuais, e um setor dedicado exclusivamente aos escritores da cidade e região. Isso resultou no aumento de mais de 150% na freqüência até o ano de 2008, com aproximadamente 15 mil usuários/ano.




Por outro lado, ciente da carência do município na realização de eventos voltados aos públicos infantil e adolescente, a SABI trabalhava na produção de peças infantis, como: O macaco malandro, Os três porquinhos, João e Maria e Açucena não é flor que se cheire, esta última abordando a temática da homofobia. Vencedora do edital Ceará da Paixão, da Secult-CE, a SABI também produziu a montagem da peça Paixão de Cristo, realizada em praça pública, com a participação de mais de 100 atores, para um público de aproximadamente três mil pessoas.



Outras atividades da SABI nesse período foram: 1. A realização do 1º e 2º Festival Intérpretes de Crateús, atraindo jovens cantores da cidade e de toda a região; 2. Ceará Natal de Luz, outro edital da Secult-CE vencido pela SABI, quando foram levados à praça pública uma série de atrações relativas às festividades natalinas, como coral, reisados, grupo de flautas, etc.; 3. Exposição de artes plásticas Faces da Cidade, uma amostra dos trabalhos dos artistas crateuenses; e 4. Festa do Saci, um contraponto ao Halloween americano, trazendo à baila nossos mitos e “visagens”.

No final de 2007 a SABI foi escolhida para Ponto de Cultura – “Cultura é para todos”, passando a desenvolver uma série de oficinas de arte. Em 2008 foram três: uma de xilogravura, uma de edição de vídeo e uma de teatro, desta última tendo resultado a criação de um grupo de teatro composto somente por adolescentes – Os Arteiros, que, como primeiro trabalho, escreveram e montaram a peça “Uma família entre as drogas”, diversas vezes apresentada no Teatro Municipal Rosa Moraes, em Crateús.




Com os recursos destinados ao Ponto para a aquisição de equipamentos multimídia, a SABI adquiriu três computadores, duas filmadoras e uma máquina fotográfica. Os computadores estão destinados à edição de vídeos e ao atendimento à população, com a oferta de internet gratuita de segunda a sexta-feira, nos horários de 8:00h ao meio-dia e de 14:00h às 17:00h. A máquina fotográfica e as filmadoras são utilizadas para registro das atividades da SABI e para a produção de documentários – até o momento são três: um sobre a Umbanda em Crateús (finalizado), um sobre a trajetória de D. Antonio Batista Fragoso pela região dos Sertões de Crateús e o último sobre o historiador autodidata Norberto Ferreira Filho (em fase de conclusão).



Em 2009, a SABI realizou quatro oficinas, sendo uma de produção de vídeo, uma de grafite, uma de violão, com patrocínio do comércio e pessoas do município, e uma de sapateado. Também ganhou o edital Prêmio de Apoio a Pequenos Eventos Culturais e Prêmio Pontos de Valor (MinC/PNUD), para a realização de feiras de livros usados ofertados à população a um custo não superior a R$ 5,00 (cinco reais). E venceu o Edital Natal de Luz 2009, Cine Mais Cultura e Ceará da Paixão.




Em 2010, a SABI foi contemplada no VI Edital de Incentivo às Artes, na categoria de Incentivo à Leitura, e no Edital Prêmio Ceará de Cinema e Vídeo, na categoria de apoio ao cineclubismo.



Atualmente, a SABI desenvolve quatro projetos/ações: Cine Poty, com exibições fixas toda quarta-feira; curso de canto coral, ofertado a 60 crianças de escolas públicas do município; curso de artes plásticas, atendendo a 30 crianças/adolescentes; curso de violão, oferecido a 30 adolescentes e jovens adultos. Os cursos tem duração de seis meses cada.


Um comentário:

Humberto Fontenele Lopes disse...

A homenagem da SABI ao historiador Norberto Ferreira Filho foi por demais merecida. Seu Ferreirinha, acredito ter sido o primeiro crateuense a instalar uma livraria em Crateús. Primeiro, expunha livros à venda, na calçada da sua padaria e comércio de variedades da rua Dr. Moreira da Rocha. Mais tarde, fundou sua livraria na rua Santos Dumont, que tinha suas filhas como atendentes da clientela. Recordo-me da frase, de autoria do escritor Monteiro Lobato, transcrita na parede de fundo da livraria: 'Um país se faz com homens e livros".