quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Crateús e a Paixão de Cristo 2010



Entidades Sociais de Crateús estiveram novamente reunidas neste dia 03 de fevereiro para tratar da encenação teatral da Paixão de Cristo, em 2010. Na pauta, a apresentação do projeto que concorrerá ao Edital da Paixão 2010, da Secult. Pelo projeto, a encenação do Espetáculo este ano se daria em três edições, sendo uma na praça da matriz e mais duas nos distritos de Montenebo e Ibiapaba. O projeto será subscrito pela SABi e contará com uma carta de cooperação de várias instituições sociais do município identificadas com o fazer cultural.

Mas independente do resultado do Edital, a deliberação das entidades parceiras é de fazer acontecer a encenação da paixão em 2 de abril, na sexta-feira santa. Para isso, ainda antes do carnaval, novos encontros estarão acontecendo entre as entidades e equipes responsáveis pela produção do espetáculo, onde já serão encaminhados os passos para a composição do elenco e das equipes de trabalho, bem como a busca dos recursos e custeios necessários ao evento.

A expectativa de todos é repetir a façanha de 2008, quando sob a coordenação da SABi e com o apoio da Secult, da Paróquia, da comunidade Shalon, do Grupo de Capoeira Raízes do Brasil e da Secretaria de Educação do Município e Núcleo de Cultura, foi recriada em cena na praça da Matriz a Antiga Jerusalém, com grande elenco composto de mais de cem pessoas, incluindo jovens, homens, mulheres e crianças. O espetáculo emocionou profundamente a população, levando muitos às lagrimas, ao recriar a paixão de Cristo, desde a entrada de Jesus à Jerusalém até a sua morte e ressurreição, com um toque de cultura nordestina ao incluir cenas inspiradas no imaginário popular de nossa região.

Um comentário:

Unknown disse...

Tive mais uma vez o grande prazer de participar desse projeto tão especial para o desenvolvimento da cultura em minha cidade e região.

Fábio Cavalcante