quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Cine Poty leva atrações para estudantes


Crateús. Em alusão ao Dia do Estudante, o Cine Poty apresenta a Semana do Estudante no Cinema, em parceria com a Escola Vilebaldo Barbosa Martins. A programação aconteceu até ontem e, hoje, especialmente montada para os quase 300 alunos do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), da referida escola. O Cine Poty funciona ao ar livre na Casa de Cultura João Batista. Três sessões serão exibidas, como parte da Semana.

Já foram exibidos os filmes "Cafundó", cuja história é inspirada em um personagem real das senzalas do século XIX, João Camargo, que é tropeiro e ex-escravo; "O Cavalinho Azul", que conta a história do menino Vicente, cuja missão é recuperar seu cavalinho azul, vendido pelos pais ao passarem por dificuldades financeiras; "Bicho de Sete Cabeças", que conta a história de um rapaz chamado Neto, que devido ao difícil relacionamento com o pai acaba indo parar em um manicômio. Para todas as sessões a entrada é gratuita. E ao final sempre ocorrem debates e conversas sobre as questões levantadas nos longas metragens. Além disso, os professores tratarão sobre os temas em sala de aula, posteriormente.

O Cine Poty é uma iniciativa da Sociedade Amigos da Biblioteca Norberto Ferreira Filho (Sabi) e funciona na Casa de Cultura João Batista, com recursos do Cine Mais Cultura, do Ministério da Cultura. Iniciou suas atividades em fevereiro deste ano.

Estímulo

Tem como propósito estimular as pessoas a assistirem e valorizarem o cinema nacional e repensarem novos valores e modos de vida, e incentivar a criatividade e cultura. Por meio de parcerias com as escolas, o Cine vem atingindo seus objetivos: "A escola é um espaço de formação e estamos fazendo dela um canal para acostumar as pessoas com o cinema", diz a presidente da Sabi, Karla Gomes.

(Diário do Nordeste)

Nenhum comentário: