terça-feira, 24 de agosto de 2010

Deus e o diabo na terra do sol


O Cine Poty exibirá nesta quarta-feira, 25 de agosto, um dos clássicos do cinema brasileiro, dirigido por Glauber Rocha.

Deus e o Diabo na Terra do Sol é uma síntese de fatos e personagens históricos concretos (o cangaço e o mandonismo local dos coronéis no Nordeste), o beatismo ou misticismo de base milenarista, a literatura de Cordel, Lampião e Corisco, Euclides da Cunha e Guimarães Rosa, Antônio Conselheiro e Antônio Pernambucano (jagunço ou assassino de encomenda de Vitória da Conquista). O vaqueiro Manuel se revolta contra a exploração de que é vítima por parte do coronel Morais e mata-o durante uma briga. Foge com a esposa Rosa da perseguição dos jagunços e acaba se integrando aos seguidores do beato Sebastião, no lugar sagrado de Monte Santo, que promete a prosperidade e o fim dos sofrimentos através do retorno a um catolicismo místico e ritual. Ao presenciar o sacrifício de uma criança, Rosa mata o beato. Ao mesmo tempo, o matador de aluguel Antônio das Mortes, a serviço dos coronéis latifundiários e da Igreja Católica, extermina os seguidores do beato. Em nova fuga, Manoel e Rosa se juntam a Corisco, o diabo loiro, companheiro de Lampião que sobreviveu ao massacre do bando. Antônio das Mortes persegue de forma implacável e termina por matar e degolar Corisco, seguindo-se nova fuga de Manoel e Rosa, desta vez em direção ao mar.

O Cine Poty agora está em novo endereço: à rua Auton Aragão, 552, bairro São Vicente – bem ao lado do antigo Café Ajato, no Ponto de Cultura Quintal com Arte.

Realização:
SABi, Cine Mais Cultura, Ministério da Cultura

Apoio cultural:
Ponto de Cultura Quintal com Arte

Nenhum comentário: