quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Estante de livros


Conheça o Skoob e o Livreiro, duas ótimas soluções para quem gosta de ler e de compartilhar dicas de bons livros. Eles serão seus guias pela vastidão da grande rede

Para os amantes da literatura, de fato, não há nada que se compare ao cheiro de um livro recém comprado e exposto na estante, para ser visto e lido a qualquer momento. Mas com tantas redes sociais de música, amizade, informação e uma infinidade de outros assuntos, por que não uma de livros? O Skoob (http://www.skoob.com.br) e O Livreiro (http://www.olivreiro.com) são iniciativas semelhantes e espaço ideal para quem gosta de compartilhar dicas de leitura, mostrar o que está lendo, o que já leu, o que deseja ler e, claro, fazer novos amigos.

Ambas as redes permitem ao membro montar uma lista dos seus livros lidos, escrever sobre as obras, selecionar autores preferidos, buscar sugestões e descobrir afinidades com outros usuários.

Skoob

Lançado no dia 1º de janeiro de 2009, o Skoob - books, ao contrário - tem, atualmente, mais de 165 mil usuários. Número considerável, levando em conta a pouca idade do serviço. O visual da rede é simples e limpo, o que contribui para uma fácil organização das leituras, facilitando a navegação e a interação entre os membros. No Skoob, muitas opções: você informa os livros lidos, abandonados, emprestados e quais deseja trocar. É possível ter amigos, seguir, ser seguido, enviar recados, deixar comentários dos livros que leu, escrever resenha sobre todos eles e até trocar exemplares com outros usuários do site, o que permite uma interação além do virtual.

Há, também, um paginômetro, que conta quantas páginas você já leu. Um dos pontos negativos do site é o fato de ser mantido essencialmente por seus usuários, o que pode comprometer a qualidade e a veracidade do conteúdo.

O estudante de jornalismo, Thiago Jorge, 25, afirma que é usuário do site porque o serviço ajuda a quem tem muitos livros. Ainda segundo ele, um dos principais atrativos da rede é poder compartilhar opiniões sobre obras. "O Skoob pode alimentar o desejo nas pessoas de ler mais livros e registrá-los numa rede social. É uma ótima ideia".

Em entrevista ao site Conexão Professor, o criador do Skoob, Lindenberg Moreira, afirma que o site tem como objetivo principal, socializar o ato da leitura. O criador explica que ler um bom livro é por si só, maravilhoso, mas poder compartilhar isso com outras pessoas torna o hábito ainda mais fascinante.

O Livreiro

O Livreiro, por sua vez, é mantido e moderado pelo Infoglobo. A lista de livros foi feita a partir de uma parceria com a Livraria Cultura e conta com a participação de escritores, o que atrai mais usuários.

Com 85 mil membros e 2,2 milhões de livros cadastrados, a rede possuiu mais similaridades com o orkut e o facebook e tem praticamente as mesmas funcionalidades do Skoob, sendo também um espaço para marcar seus livros prediletos, expressar opiniões, montar sua estante, participar de comunidades, e principalmente compartilhar sinopses e experiências literárias com os outros usuários, assim como encontrar boas sugestões de leitura de gente próxima ou com gosto semelhante.

O estudante Marcelo Ferreira, 23, afirma que prefere O Livreiro. "Mesmo o Skoob tendo mais usuários, ainda prefiro O Livreiro, por ser mais popular e mais confiável, além disso, o layout bem dividido e com cores é um grande diferencial," explica.

(Diário do Nordeste)

Nenhum comentário: