quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Garota de 9 anos lança histórias em Crateús

Silvania Claudino


Estimulada pelos pais, a pequena Penélope Menezes prova seu talento para as letras com muita criatividade

Crateús. "Até onde você iria por um grande amigo seu? Lembre-se que a palavra mais pura chama-se amizade". Este é o trecho final da história "Procurando Max, o cavalinho", contada no livro infantil "Procurando Max, o cavalinho e outras histórias", da escritora Penélope Menezes, cujo lançamento ocorrerá hoje neste Município. Será uma noite de promoção e estímulo à leitura, em meio à contação de histórias e encenação de um texto do livro da pequena autora.

Com apenas 9 anos de idade, Penélope realiza um sonho, juntamente com os pais Antônio e Conceição Menezes, seus maiores incentivadores, ao concretizar aquilo que é latente na garota: a paixão pela leitura e escrita. O livro traz mais duas histórias infantis: "As três Fadinhas" e "O Monstro de 7 Cabeças". As ilustrações são do artista plástico crateuense Miguel de Paula.

"Ela adora leitura desde bem pequenininha e isso sempre nos chamou a atenção", diz a pedagoga Conceição Menezes. O pai, Antônio, bacharel em Direito, oficial de Justiça na cidade de Independência e também escritor, feliz com os dotes da pequena escritora, decidiu arcar com a produção e impressão do primeiro livro da filha. "A leitura é algo muito forte na minha filha e é importante incentivar bons hábitos nos filhos, especialmente a dedicação à leitura, que hoje em dia é pouco apreciado pela maioria dos jovens", diz.

A história de Penélope confirma a sua inteligência e vocação para os estudos e letras. Aos 7 anos foi condecorada com o prêmio "Mãozinha de Ouro", como leitora do ano de 2008 do Colégio Vitória. Segundo seus pais, cresceu em um ambiente rodeado por livros e revistas. Natural do vizinho Município de Independência, a escritora reside há quatro anos em Crateús e estuda no Colégio Vitória. O livro já foi pré-lançado no final de novembro no referido colégio.

Fique por dentro Momentos da vida

No livro "Procurando Max, o cavalinho e outras histórias", a pequena escritora conta a história de uma menina chamada Emília. Ela se inspirou em um momento de sua vida, quando teve dificuldades com a disciplina de Matemática. Na história "O Monstro de 7 Cabeças" , a personagem Emília chorava na escola porque não conseguia fazer as contas direito. Daí ganhou três gatos lindos de sua mãe, mas só podia ficar com um. Então usou a Matemática na situação.

MAIS INFORMAÇÕES 

Lançamento do livro de Penélope Menezes, hoje, 19h30, no Restaurante Ouro Verde, em Crateús Antônio Menezes: (88) 9960.1904

SILVANIA CLAUDINO
REPÓRTER

Nenhum comentário: