sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Louvor ao Senhor do Bonfim

Foto: Silvania Claudino


Religiosos e fiéis se reuniram com o bispo dom Jacinto de Brito e o padre Davi Silva para dar início à festa do padroeiro

Crateús - Centenas de fiéis vindos das comunidades deste Município participaram da abertura da Festa do Senhor do Bonfim, padroeiro de Crateús, ocorrida na última quarta-feira. Com alegria e emoção, todos manifestavam a sua devoção ao santo padroeiro.

A festa começou às 17 horas com a carreata de motos e veículos que percorreu cerca de 15km, fazendo o contorno pelos bairros da cidade contemplando as diversas igrejas que compõem as duas Paróquias do município, Senhor do Bonfim e Imaculada Conceição. Ao chegarem à Catedral do Senhor do Bonfim, os veículos foram abençoados pelo padre João Batista.

Religiosos e fiéis se reuniram juntamente com o bispo diocesano, dom Jacinto de Brito, e o padre Davi Silva, pároco da Paróquia do Senhor do Bonfim, no patamar da Igreja para o tradicional hasteamento da bandeira, que até o dia 1º de janeiro ficará erguida, expressando a festa religiosa na cidade. O prefeito do Município, Carlos Felipe, esteve ao lado dos religiosos, hasteando a bandeira que marca o início dos festejos.

Em seguida aconteceu missa solene, abrindo a festa, que este ano traz o tema "Jesus nos ensina...". Todas as noites, nas novenas, a liturgia abordará um ensinamento de Jesus. "O tema da festa deste ano nos leva a aprofundar em cada noite um dos ensinamentos salvíficos que Jesus, o Senhor do Bonfim, nos trouxe da parte de Deus", declarou o padre Davi Silva. Com esta concepção, no momento inicial da missa, fiéis representantes de cada uma das comunidades do Município subiram ao altar com bandeiras declarando o tema da festa.

Outro momento rico em emoção foi a bênção dos novos vitrais colocados nas janelas da Catedral do Senhor do Bonfim. Padre Davi Silva abençoou a placa inaugural e os vitrais, que trazem os doze apóstolos. "É uma alegria termos agora na nossa Catedral os apóstolos que acompanharam o Senhor Jesus", declarou o bispo diocesano, dom Jacinto de Brito.

Devoção

Neste período, os fiéis de Crateús e região aproveitam a oportunidade para participar da festa e expressar sua fidelidade, fé e homenagem a Jesus. O fiel Helvécio Martins participa da festa, quando devota a sua fidelidade e confiança ao santo.

"Participo dessa festa que é maravilhosa e vem crescendo a cada ano, tanto em participação como no crescimento da fé das pessoas", diz o fiel, que é radialista e reside no Município de Tauá. Para Tiago da Conceição, jovem estudante que participa ativamente da festa, os dias em que Crateús volta sua atenção para os tradicionais festejos são bem animados. "Nesta festa temos a oportunidade de interagir com as pessoas e também cresce espiritualmente e em comunidade", opina.

A festa prossegue até o dia 1º de janeiro, quando haverá missa solene às 9 horas da manhã e procissão com a imagem do Senhor do Bonfim às 17 horas. A programação está disponível no Salão Paroquial, bem como no site da Diocese. Durante os festejos ocorrerão também batismos, matrimônios, casamento comunitário e confissões.

Nos últimos anos, a festa do Senhor do Bonfim tem tido impulso, tomando grandes proporções e mobilizando muitos fiéis de Crateús e região em torno nas novenas, celebrações de missas e sacramentos. Muitos crateuenses que residem em outros Estados reservam este período do ano para visitar familiares e participarem da festa católica.

A programação social também conta com grande participação de fiéis e devotos, nos shows culturais, barracas de artesanatos e de comidas típicas, o parque de diversões e o evento Domingo no Parque, que promove anualmente diversão e lazer para crianças carentes.

Mais informaçõs

Paróquia Senhor do Bonfim
Rua Firmino Rosa, 1074 – Centro
(88) 3691.2207

Silvania Claudino
Repórter

Nenhum comentário: