quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Moradores pedem embargo de obra do Poty

Foto: Silvania Claudino
A comunidade está fazendo abaixoassinado para embargar a obra do Parque Ecológico do Rio Poty em Crateús

Crateús. "A comunidade ribeirinha das margens do Rio Poty, no Centro de Crateús, vem solicitar do Ministério Público, por meio de seu representante legal, o embargo da obra de uma barragem - passagem molhada, embaixo da ponte que liga o Centro de Crateús ao Bairro Cidade Nova, já que teremos uma catástrofe com a invasão das águas barradas, das enchentes do referido Rio, em nossas casas". Este é o teor do abaixoassinado, com cerca de 80 assinaturas, que será entregue ao Ministério Público no fim desta semana, neste Município.

A obra a que se refere é a construção da primeira etapa do Parque Ecológico do Rio Poty, iniciada em julho do ano passado. Os moradores estão se mobilizando e a polêmica tem ganhado espaço nos últimos dias nas ruas da cidade e nos noticiários de rádios.

A Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Crateús, também se mobiliza em torno da causa. "A obra não tem licença ambiental do Ibama, que seria necessária para iniciar, já que o Rio Poty é federal. Então, não deveria nem ter iniciado, pois a falta da licença denota que não foi realizado estudo dos impactos ambientais", denuncia o presidente da Comissão, Alexandre Maia.

Outro ponto denunciado pelo advogado é a ausência do uso de equipamentos de segurança por parte dos trabalhadores na obra. "Muitos trabalhadores estão sem capacete, luvas e botas e sem uniformes padronizados e isso a Prefeitura teria que cobrar da empresa que está realizando a obra". Ele salienta ainda que foi procurado pelos moradores e os orientou a formularem o abaixoassinado. "Fui procurado por moradores da Rua Farias Brito, que estão preocupados com a sua segurança em função da chegada do inverno".

A professora Paula Janaína, moradora desta rua, encabeça o movimento, apoiada por familiares e populares, que normalmente são prejudicadas pelas cheias do Rio Poty. "Nós tememos que o paredão, barragem ou passagem molhada que está sendo construída, barre a água e esta volte para as nossas casas, trazendo perigo de inundações". Ela diz que a pretensão é que o abaixoassinado seja entregue às autoridades no fim da semana, com mais assinaturas.

O secretário de infra estrutura do Município, Antônio de Azevedo Martins Filho, admite não ter muitos detalhes sobre o Parque, já que assumiu a função no mês de dezembro e a obra já estava em andamento. Sabe, porém, que antes da obra iniciar os técnicos da Secretaria realizaram reunião com os moradores, ocasião em que informaram sobre a construção e obtiveram a concordância dos poucos moradores que compareceram. 

Acredita que foi realizado estudo ambiental pelos projetistas e que haja licença ambiental. "Não tenho em mãos a licença, mas creio que haja, pois a obra é realizada em parceria com o Governo do Estado". Afirmou que está em Fortaleza e se informará sobre a real situação. Disse ainda que, hoje, a Secretaria promoverá reunião com os projetistas responsáveis pela obra e moradores, às 15h, no Teatro Rosa Moraes. "Acredito que as dúvidas serão esclarecidas".

Preocupação

"A obra não tem licença ambiental do Ibama, que seria necessária para iniciar"

Alexandre Maia
Presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB - Crateús

"Nós tememos que a obra barre a água e esta volte para as nossas casas"

Paula Janaína
Professora

MAIS INFORMAÇÕES

OAB - seccional Crateús: Rua Cel. Lúcio, s/n - Shopping Bonfim - (88) 3691.0628 - Crateús; Secretaria Municipal de Infra Estrutura: (88) 3692.3303

SILVANIA CLAUDINO
REPÓRTER

Nenhum comentário: