terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Arca das Letras entrega bibliotecas no Ceará


O Programa Arca das Letras do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) reinicia suas atividades no Ceará, em 2011, entregando, nesta terça (22) e quarta-feira (23), mais 84 novas bibliotecas para comunidades rurais dos Territórios da Cidadania Sertão Central, Vales do Curu e Aracatiaçu e Sertões de Canindé.

A iniciativa amplia o acesso ao livro e à leitura a comunidades rurais de municípios destas regiões que já receberam as Arcas. A ação é resultado da parceria entre o MDA e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agrário do Ceará, órgão coordenador do programa no estado, que conta com apoio de prefeituras, do Instituto Agropolos, da Delegacia Federal do MDA no Ceará e da Secretaria de Cidadania e Justiça.

Na terça-feira (22) será realizado o evento para entrega de 24 bibliotecas em Senador Pompeu. Elas vão atender comunidades rurais dos municípios de Deputado Irapuan Pinheiro, Piquet Carneiro, Quixeramobim, Senador Pompeu e Canindé. De manhã serão capacitados 48 agentes de leitura, moradores das comunidades responsáveis pelas bibliotecas e pelo incentivo à leitura de forma voluntária. Às 14h se dá a solenidade de entrega das arcas e diplomação dos agentes no Centro Pastoral Nossa Senhora de Guadalupe, na Praça da Matriz.

Na quarta-feira (23) o evento será em Itapipoca, e ocorre no Núcleo de Informação Tecnológica (NIT) do município. Na ocasião, serão entregues mais de 60 bibliotecas para comunidades rurais do município e serão formados 120 novos agentes de leitura. Itapipoca é o município com o maior número de bibliotecas no país. Só no meio rural são 114. Com esta atividade completará 174 bibliotecas. Ainda neste semestre, outras 40 bibliotecas serão implantadas para completar o atendimento a todas comunidades rurais.

Parceria

A Prefeitura Municipal de Itapipoca custeia a fabricação dos móveis-arca em penitenciárias e o MDA capacita os agentes de leitura para cuidar das bibliotecas e realizar as atividades de incentivo à leitura. Todos os livros são adquiridos junto aos parceiros nacionais. A Secretaria Municipal de Educação criou uma coordenação municipal do Programa Arca das Letras, responsável pelo acompanhamento sistemático dos trabalhos e pela distribuição de novos livros para complementar os acervos.

As arcas (móveis-bibliotecas) do Ceará foram fabricadas por sentenciados dos Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira I e II  (IPPOO I e IPPOO II). Os sentenciados que fabricam as arcas têm a pena reduzida e recebem bolsas de trabalho do governo do Estado, dentro de seu programa de ressocialização.

Arca das Letras chegou no Ceará em 2004, com apoio do Banco do Nordeste e do Projeto Dom Helder Camara, no Território da Cidadania Sertão Central. Hoje, já funcionam 807 bibliotecas rurais Arca das Letras no Estado, que beneficiam mais de 80 mil famílias moradoras do campo. Foram capacitados 1.600 agentes de leitura que atuam voluntariamente no empréstimo dos livros e no incentivo à leitura nas comunidades. O Ceará é o segundo estado do país em número de bibliotecas rurais, atrás apenas de Santa Catarina que já alcançou o número de 1.000 arcas das letras implantadas.

O programa Arca das Letras foi criado em 2003, com os objetivos de aproximar os livros dos moradores das zonas rurais, incentivar a leitura e apoiar as atividades educacionais. Desde então o programa já beneficiou mais de 8 mil comunidades de agricultura familiar, remanescentes de quilombos, assentamentos da reforma agrária, aldeias indígenas e colônias de pescadores de mais de 3 mil municípios de todos os estados do Brasil.

Publicado em http://www.mda.gov.br/portal/noticias/item?item_id=6968967

Nenhum comentário: