sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Prefeituras podem se cadastrar para participar do Plano Nacional de Banda Larga


Repórter: Além de cadastrar provedores para atuar no Plano Nacional de Banda Larga, a Telebrás também está fazendo parcerias com prefeituras. A ideia é levar a internet em alta velocidade a lugares onde a web não chega hoje. Os provedores vão comprar megabits para atuar por meio das redes de fibra óptica do governo. No caso das prefeituras, a relação com a Telebrás será diferente. A intenção é compartilhar a rede, usar também a estrutura municipal, fazer convênios e assinar termos de cooperação. Para que governos dos municípios se cadastrem, basta preencher o formulário disponível no endereço eletrônico www.telebras.com.br. O Plano Nacional de Banda Larga prevê que a internet rápida e mais barata chegue a 138 mil pontos de governo até 2014. De acordo com Rogério Santanna, presidente da estatal vinculada ao Ministério das Comunicações, tudo está sendo feito para que a inclusão digital não seja apenas uma ideia.

Rogério Santana presidente da Telebrás: Nós queremos induzir a concorrência onde não há no mercado brasileiro porque hoje o mercado só tem concorrência, na prática, em menos de 200 cidades brasileiras e que isso possa atingir o usuário final do interior do Brasil principalmente, que paga preços exorbitantes por serviços de má qualidade.

Repórter: Segundo as metas previstas no Plano Nacional de Banda Larga, a internet em alta velocidade com o suporte estatal deve chegar a 4.283 municípios nos próximos quatro anos. Isso representa uma população de 162 milhões de pessoas. As primeiras cem cidades devem começar a receber a banda larga em abril. Elas estão espalhadas por quinze estados nas regiões Nordeste e Sudeste do país.

De Brasília, Andréa Xavier

Ministério das Comunicações
Esplanada dos Ministérios - Bloco "R"
CEP 70044-900 - Brasília – DF 61 - 3311 – 6000

Publicado em: http://www.mc.gov.br/component/content/article/125/23181-prefeituras-podem-se-cadastrar-para-participar-do-plano-nacional-de-banda-larga

Nenhum comentário: