quinta-feira, 12 de maio de 2011

Ana fica

Planalto pede união de ministério para fortalecer Ana

LEANDRO COLON - Agência Estado

Num encontro hoje de duas horas com a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e toda a cúpula do ministério, o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, pediu, em nome da presidente Dilma Rousseff, a demonstração de unidade da pasta em torno dela. Na reunião, ele pediu "coesão" para acabar com o "fogo amigo" contra a ministra para que, assim, ela consiga sair da crise que vive na pasta. "Quanto bate uma crise dessa, se a equipe não se junta, gera insegurança", disse Carvalho.

O secretário-geral afirmou que Ana está mantida no cargo. "O governo está fechado com a ministra. Não há hipótese de substituição", afirmou. "Vim a pedido da presidenta Dilma demonstrar toda nossa confiança", afirmou. "Vai quebrar a cara quem tentar desestabilizá-la", disse.

A reunião contou com a presença da cúpula do ministério, incluindo os secretários, assessores especiais e o presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Antônio Grassi, principal aliado de Ana de Hollanda na pasta. No encontro, Gilberto pediu ainda a demonstração pública de apoio a ela, como forma de fortalecê-la.

Ficou combinado que todos os presentes à reunião divulguem uma nota oficial em apoio a Ana de Hollanda. Definiu-se também que haverá um discurso único de que o governo está aberto a discutir o projeto de mudança na lei dos direitos autorais. "A ministra já tem aberto o diálogo", sinalizou Gilberto.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Carta de Apoio

 

Dirigentes do Sistema MinC reafirmam adesão ao projeto político de cultura de Ana de Hollanda

Nós, secretários e dirigentes do Ministério da Cultura, viemos manifestar à sociedade brasileira e aos movimentos artísticos e culturais nossa coesão em torno de um projeto político de cultura liderado pela Ministra Ana de Hollanda na gestão da Presidenta Dilma Roussef.
Repudiamos a forma como o Ministério da Cultura vem sendo atacado por aqueles que insistem em não reconhecer o diálogo e as ações concretas empreendidas nesses primeiros 120 dias de trabalho.
Reconhecemos e respeitamos as diferenças e posições, mas afirmamos que esse processo deve sempre ser orientado pela defesa dos melhores valores culturais, como a ética, o respeito e a solidariedade.
Estamos unidos em torno de Ana de Hollanda e pelo avanço da política pública de cultura no Brasil.
Vitor Ortiz
Secretário-Executivo do MinC
Ana Paula Santana
Secretária do Audiovisual do MinC
Cláudia Leitão
Indicada Secretária de Economia Criativa do MinC
Henilton Parente de Menezes
Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do MinC
João Roberto Peixe
Secretário de Articulação Institucional do MinC
Marta Porto
Secretária de Cidadania Cultural do MinC
Sérgio Mamberti
Secretário de Políticas Culturais do MinC
Antônio Grassi
Presidente da Funarte
Eloi Ferreira
Presidente da Fundação Cultural Palmares
Galeno Amorim
Presidente da Fundação Biblioteca Nacional
José do Nascimento Junior
Presidente do Ibram
Luiz Fernando de Almeida
Presidente do Iphan
Manoel Rangel
Presidente da Ancine
Wanderlei Guilherme dos Santos
Presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa

Nenhum comentário: