quinta-feira, 19 de maio de 2011

Educação contextualizada é tema de formação com professores da rede pública


Durante o mês de abril, a Cáritas Diocesana de Crateús (CE), em parceria com o Projeto Dom Helder Câmara (PDHC) e a Secretaria de Educação do município de Tamboril, realizaram duas formações em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido.

Nos dias 07 e 08 de abril, aconteceu a 9ª Formação Continuada em Educação Contextualizada, no município de Tamboril. O tema do encontro foi Contação de Histórias e o Resgate dos pontos de cultura e da Arca das Letras. O evento contou com o apoio da Sociedade Amigos da Biblioteca Norberto Ferreira Filho (SABi) e com a assessoria de Karla Gomes. Participaram da formação cerca de 100 professores, nos dois dias, de 26 escolas da Zona Rural do município.

Já nos dias 28, 29 e 30 de abril foi realizada a 1ª formação da terceira turma em Educação Contextualizada do município de Tamboril. A 1ª temática apresenta o Semiárido no mundo, no Brasil, no Ceará e no município de Tamboril. Esse momento contou com a participação de 45 professores de 12 escolas da zona rural. Com essa formação, conseguiu-se atingir 64% do município, a meta da instituição é que em 2012 seja atingido 100%.

Na avaliação dos alunos foi percebido que apesar de ser a primeira formação, para eles não era novidade, já que a proposta já existe em Tamboril desde 2007, mas por outro lado foram surpreendidos em como trabalhar com Educação Contextualizada pode ser envolvente.

A Cáritas Diocesana de Crateús em parceria com o Projeto Dom Helder Câmara e a Secretaria de Educação de Tamboril, auxiliará esses professores de forma contínua, sejam nas escolas durante o ano letivo e em outras formações, mostrando que é possível de forma coletiva desconstruir e construir um novo jeito de ensinar e aprender, valorizando os sujeitos envolvidos.

por Rosana Canuto, Cáritas Diocesana de Crateús

Um comentário:

rosana disse...

ADOREIIIIII!!!