quinta-feira, 21 de julho de 2011

Aracati recebe festival de teatro


O evento é uma reafirmação da resistência dos movimentos de teatro do interior cearense

As ruas desta cidade estão tomadas de teatro, magia e poesia. Atores de rua de sete Estados participam, desde ontem, da sétima edição do Festival Nacional de Teatro de Rua. Os casarões antigos e monumentos históricos compõem o cenário do festival que traz 20 grupos, reunindo 200 atores do Ceará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba. O evento, que segue até sábado, ainda homenageia (em memória) o escritor e poeta Mário Lago e a figurinista Francisca Alves da Silva, a "Formiguinha", de Aracati.

No teatro de rua o acesso é gratuito e prático: não precisa pagar, só parar quem estiver passando. Artistas de caras pintadas ou de cara limpa mesmo. E na rua, em que o cenário cotidiano é palco para qualquer ficção, vale corpo e voz, para o som chegar a quem está do outro lado da rua. O evento, em seu sétimo ano, é uma reafirmação da resistência dos movimentos de teatro do interior cearense e de outros Estados. "Muitos grupos existem só na base da vontade própria", afirma o coordenador executivo do festival, Teobaldo Silva.

E no bom e velho "correr atrás", cerca de 200 atores já se avolumaram ontem à noite na abertura na Casa da Cultura, no Centro de Aracati. Quem abriu a série de espetáculos foi o Grupo Teatral Frente Jovem, anfitrião do evento, com a peça "Dengue em Verso e Prosa". Em seguida, se apresentaram o grupo Maracatu Nação Tremembé, de Sobral, e grupos musicais.

Homenagem

Nesta ano o Festival homenageia, com menções honrosas, o poeta, dramaturgo e escritor Mário Lago (1911-2002), e a costureira e figurinista Francisca Alves da Silva, a dona "Formiguinha", como era conhecida em Aracati. Falecida no ano passado, Formiguinha era símbolo de humor e irreverência, principalmente, pelos grupos teatrais de Aracati, que agradecem a ela a confecção de roupas e adereços de vários espetáculos realizados. No sábado, durante o encerramento, será exibido um documentário que teve a participação da costureira.

O Festival Nacional de Teatro de Rua, em Aracati, surgiu em 1999, idealizado pelo professor Tinoco Luna e tendo por iniciativa o Grupo Teatral Frente Jovem. O evento começou apenas com grupos de Aracati, depois passou a receber outros Municípios, e agora recebe sete Estados de Nordeste a Sul.

MAIS INFORMAÇÕES

Grupo Teatral Frente Jovem

Município de Aracati
Vale do Jaguaribe
Teobaldo Silva: (88) 9964.8648

Fonte: DN

P.S.: A Cia. de Teatro Os Cara da Arte, de Crateús, apresenta-se amanhã às 19:00h no Anfiteatro do Campo da Espinha, com a peça Romeu e Julieta no tempo da dengue.

Um comentário:

Anônimo disse...

Detalhe dona formiguinha faleceu no dia 05/01/2011!