quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Encontro discute ações culturais em Crateús

Foto: Silvania Claudino

Artistas, gestores e técnicos da área da cultura reuniram-se nos Inhamuns para discutir sistema nacional

Crateús. Aproximação dos gestores municipais, compartilhamento de informações sobre a implantação do Sistema Nacional de Cultura, discussão sobre os editais e gestão dos Pontos de Cultura e apresentação das ações da Secretaria de Cultura do Estado (Secult). Estes foram os principais objetivos do Encontro Regional de Cultura, realizado no dia de ontem no Teatro Rosa Moraes, neste Município, de acordo com o titular da Secult, professor Francisco Pinheiro. "Esse encontro é uma reunião de trabalho, em que conscientizamos, sensibilizamos e informamos sobre as novas ações e diretrizes da cultura. Cumprimos os passos estabelecidos pelo Ministério da Cultura com relação à implantação do Sistema Nacional de Cultura", afirma. No dia anterior, o encontro foi realizado em Tauá, no Parque da Cidade. A Secult realizará, durante todo o mês de agosto, os Encontros Regionais com gestores de cultura, em todas as regiões do Estado.

Durante as reuniões será destacada a importância do Sistema Nacional de Cultura no Ceará, além de mostrar aos Municípios os benefícios que eles terão ao aderirem o sistema. "Aproveitaremos os encontros para organizar um calendário para as Conferências Municipais de Cultura. Esse é o primeiro passo para dar início ao Sistema Nacional de Cultura", completa o secretário. Técnicos da Secretaria orientaram os participantes a como elaborar projeto, plano de mídia, prestação de contas, entre outros. Foi destacada também a realização das Conferências Municipais e Estadual de Cultura. Para ele, com a implantação do referido sistema, a cultura será universalizada. Será um direito do cidadão.

"Será como um SUS na cultura e a expectativa é que a partir do momento em que os recursos sejam disponibilizados diretamente para os Municípios, a cultura se torne um direito dos cidadãos, possibilitando que todos tenham acesso aos bens culturais", comenta.

Participantes

Gestores municipais e secretários de cultura de Crateús, Independência, Poranga, Nova Russas, Catunda e Novo Oriente participaram do evento, bem como coordenadores de Pontos de Cultura e artistas. Para o secretário de Cultura de Crateús, Aldo Costa, o futuro é promissor. "Penso que, com a implantação do Sistema Nacional de Cultura, as culturas regional e local serão valorizadas, pois teremos recursos para executar as ações e a participação da sociedade na definição das políticas culturais", ressalta.

Entre os coordenadores dos Pontos de Cultura, a expectativa é positiva. "Neste encontro, temos acesso a informações básicas e pertinentes sobre o novo sistema, que será como um SUS de cultura e é uma maneira de sensibilizar os gestores municipais", analisa Lourival Veras, coordenador do Ponto de Cultura "Cultura para Todos", o primeiro criado em Crateús e região, em 2007.

O prefeito de Crateús, Carlos Felipe Saraiva, anunciou dois importantes incentivos. "A gestão municipal disponibiliza um contador para colaborar na prestação de contas dos Pontos de Cultura e internet, logo que o Programa Cidade Digital entrar em ação no Município", diz.

MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria de Cultura de Crateús - Rua Francisco Sá, 222 - Centro - Telefone: (88) 3691.0249

Silvânia Claudino
Repórter DN

Nenhum comentário: