sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Fraternidade e a vida no planeta



O Cine Poty, em parceria com a Cáritas Diocesana de Crateús e a Paróquia Senhor do Bonfim, realizou nos últimos seis meses exibições de filmes dentro da temática da Campanha da Fraternidade: "Fraternidade e a Vida no Planeta". Nesses seis meses a sala de cinema recebeu mais de 300 espectadores, oriundos dos mais diversos grupos: Catequese, Pastoral da Família, Sindicato dos Professores Municipais de Crateús, Terço dos Homens, Frente Social Cristã, CRAS I, Secretaria do Meio Ambiente e Cáritas Diocesana.

As sessões com a temática do meio ambiente aconteceram na primeira quinta-feira de cada mês, começando em fevereiro e findando em julho de 2011. Após cada sessão era travado um debate, coordenado por um técnico ou estudioso da área. Neste período contribuíram com as discussões o Sr. Francisco Rodrigues Pessoa dos Santos Júnior – COGERH; Israel Matias– Cáritas; Pe. Helton Rodrigues Melo – Paróquia Senhor do Bonfim; Wanderley Marques – Secretaria do Meio Ambiente; Manuel Sampaio Sobrinho – Sindicato dos Trabalhadores Rurais; e Antonio Adriano – Cáritas Diocesana.

Os vídeos assistidos e os temas debatidos enfocaram a degradação do meio ambiente, a preservação da fauna e flora, a desertificação do bioma caatinga, uso racional da água, impactos do lago de fronteiras na região de Crateús, lixo, projeto de lei sobre o Código Florestal.

O objetivo da campanha foi despertar em cada espectador o interesse por este tema tão atual e debatido, mas com poucas ações efetivadas. Outro objetivo foi ter em cada espectador um multiplicador, que pudesse levantar estes questionamentos em sua comunidade, chamando todos a contribuir com esse clamor mundial em defesa do meio ambiente e da humanidade.

Fotos: Carlos Henrique

Nenhum comentário: