segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Funarte lança editais para artes de rua, circo e artes visuais



PRÊMIO FUNARTE ARTES NA RUA (CIRCO, DANÇA E TEATRO)

O objetivo é promover, mediante seleção, a concessão de prêmios que tenham como objetivo o apoio, parcial ou integral, a grupos, companhias ou artistas, por meio da destinação de recursos que viabilizem a realização de projetos de montagem ou circulação de espetáculos, performances cênicas ou intervenções, que busquem, nas apresentações de rua, um novo significado para o espaço público, assim como o registro e memória de suas atividades. Serão contemplados 63 projetos.

PREMIO FUNARTE PETROBRAS CAREQUINHA DE ESTIMULO AO CIRCO

O objetivo é promover, mediante seleção, a concessão de 115 prêmios que tenham como objetivo o apoio, parcial ou integral, a circos, companhias, empresas, trupes ou grupos circenses, por meio da destinação de recursos que viabilizem projetos de artes circenses nas diversas regiões do país, e premiar artistas circenses pelo reconhecimento de sua contribuição para o desenvolvimento e divulgação dessa arte. O programa terá sete módulos, a saber: A. Circo itinerante - destinado a circos de lona itinerantes esse módulo contempla projetos que visam a aquisição de lonas, equipamentos, criação/renovação de espetáculos ou sua circulação; B. Artista independente (solo ou dupla) - destinado a projetos de artistas independentes que visam a experimentação, criação ou renovação de seus números; C. Trupes e grupos - destinado às trupes, grupos circenses e aos chamados circos de pano de roda, visa o apoio à criação ou renovação do espetáculo de repertório do grupo, assim como a sua circulação, além de atender ainda a projetos de criação ou experimentação de aparelhos e números inéditos; D. Formação - destinado às atividades de formação na linguagem circense, visa o apoio a escolas e a projetos que utilizam a linguagem circense como instrumento de diálogo pedagógico para transformação social e construção de cidadania; E. Pesquisa - destinado a projetos que visam a pesquisa para a produção de textos teóricos ou históricos sobre a arte circense, assim como levantamento iconográfico ou audiovisual, trabalhos de registro, documentação, organização de acervos, publicações ou criação de biblioteca sobre a área de circo; F. Mérito artístico - destinado àqueles artistas que, ao longo dos anos, contribuíram significativamente para o desenvolvimento e divulgação da arte circense. Deve ser proposto, obrigatoriamente, por uma associação, cooperativa ou sindicato que represente a categoria circense; G. Eventos - destinado a apoiar a realização de mostras, festivais, seminários, debates, encontros e exposições, que já estejam pelo menos em sua segunda edição.

PROGRAMA REDE NACIONAL FUNARTE ARTES VISUAIS 8ª EDIÇÃO

O objeto deste edital é a realização do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 8ª Edição, com a finalidade de promover o intercâmbio inter-regional por meio de um conjunto amplo de atividades e experimentações ligadas às artes visuais como: oficinas artísticas, oficinas de qualificação, workshops, palestras, performances, audiovisual, instalações, novas mídias, seminários, intervenções, exposições, atividades pedagógicas e pesquisa de linguagem. Dessa forma, visa fomentar a reflexão e o debate sobre as artes visuais; desenvolver instrumentos de capacitação para artistas e técnicos do setor; promover a circulação dos profissionais da área e de seu conhecimento por todo o país e estimular a formação de público. Serão contemplados 45 projetos.

Maiores informações:

Nenhum comentário: