segunda-feira, 22 de agosto de 2011

IV Folgança começa hoje


Estimulando e disseminando o conhecimento e a vivência da nossa cultura, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) comemora o Dia Mundial do Folclore(22), promovendo a difusão do folclore cearense, através dos grupos da cultura popular tradicional, na IV edição do Folgança: Encontro de Grupos da Cultura Tradicional Popular, promovido pelo Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas, que acontece entre os dias 22, 25,26,27,28 e 31 no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e em dois bairros periféricos de Fortaleza. 

A IV edição do Folgança reúne grupos tradicionais, mestres da cultura tradicional do Ceará, grupos de projeção folclóricas, pesquisadores, professores e estudantes através de ciclos de oficinas de danças tradicionais, seminários, debates e apresentações culturais de vários grupos numa espécie de festival itinerante. 

O objetivo da ação é ressaltar a riqueza histórica e cultural do estado, amplificando o conhecimento das características das nossas raízes culturais, e sobretudo, reforçar e valorizar a diversidade de expressões artísticas. 

Estas ações de comemoração do dia do folclore, abraçadas pelo Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas, contribuem para a difusão focadas na cultura folclórica, fomentando mecanismos de preservação e difusão da cultura popular tradicional. 

As comemorações do Dia Mundial do Folclore contam com os apoios e parcerias do Governo do Estado via Secretaria da Cultura do Estado do Ceará(Secult), Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria da Cultura de Fortaleza(Secultfor), do Governo Federal, através do Banco do Nordeste, e com o apoio da Comissão Nacional de Folclore e a Revista Canto de Iracema. 

PROGRAMAÇÃO: 

Centro de Cidadania César Cals (Rua Cel. Matos Dourado, 1499 – Pici a partir das 18h) 

Dia 22 de agosto - Abertura Oficial da Semana do Folclore, entregas das placas aos homenageados, apresentações artísticas. 

Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar 

25, 26 de Agosto – Auditório Seminário “Folclore - Educação e Turismo”14h 

27, 28 de Agosto – Ateliê - Oficinas de Danças Tradicionais Populares 14h 

27, 28 de agosto – Praça Verde - Apresentações artísticas de diversos grupos folclóricos da capital e interior do Estado, a partir das 18h 

Praça do Bairro João XXIII 

31 de Agosto – Encerramento da semana do Folclore, com barracas de artesanato, comidas típicas e apresentações de grupos folclóricos e artísticas populares a partir das 18h. 

Nenhum comentário: