quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Pinturas imortalizam patrimônio sacro

Foto: Silvânia Claudino

Rogerlando Cavalcante adapta a estrutura de seu ateliê para pintar telas de até 2,5m de altura 

Independência. Hoje, neste Município, 12 comunidades católicas rurais receberão telas pintadas com as imagens de seus padroeiros. A solenidade de doação acontecerá às 9h no Salão Paroquial, onde até ontem as telas "gigantes" dos santos Antônio, Pedro, João e Nossa Senhora da Conceição, de Fátima, do Rosário e do Perpétuo Socorro estiveram disponíveis para visitação pública na Exposição "Pintando e Celebrando o Sagrado". O trabalho realizado pelo artista plástico Rogerlando Gomes Cavalcante, natural deste Município, foi contemplado no VII Edital Prêmio de Incentivo às Artes 2010, da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), no segmento Artes Visuais (Prêmio Antônio Bandeira). As telas serão utilizadas pelas comunidades no período de realização dos festejos em homenagem aos padroeiros. 

A Exposição consiste na pintura de 12 telas de temática sacra para capelas de padroeiros de localidades do Município e chamam a atenção pelo tamanho e colorido. São enormes painéis que medem 2,5 metros de altura de cores fortes e vivas. Nos três dias em que estiveram expostas no Salão Paroquial foram vistas por alunos das Escolas do Município e populares. 

Outra marca da obra é a busca da originalidade. Cada tela exibe o padroeiro da forma que está no altar nas capelas, e em segundo plano a frente das próprias capelas. O autor ressalta que fez questão de preservar as características das imagens e das capelas de cada localidade. "Procurei respeitar as imagens e a ideia é que o desenho que está fora, no caso a imagem, reflita o que há dentro das capelas", frisa. Ele explica que a capela tem a função identificadora do local. "Funciona como cena externa, localizadora e identificadora do lugar que se refere o santo ou santa. São imagens simples, o padroeiro e sua capela, mas de extremo significado religioso, social, geográfico e cultural", analisa o artista plástico. 

Mão de obra 

Segundo o autor, desde o início do ano trabalha no desenho e pintura dos painéis, que demandaram muito tempo e esforço, superando, inclusive, o tempo previsto para o término de todas as telas. Iniciou com os levantamentos dos dados nas localidades e fotografias, para o qual contou com a colaboração da Paróquia local. Depois partiu para os desenhos e pinturas. Ele pretendia concluir o trabalho e expor no mês passado por ocasião dos festejos da padroeira do Município, Nossa Senhora Santana, cujo painel principal é pintado por ele anualmente. "Não foi possível em função do tamanho das telas, que demandaram muito tempo e trabalho da minha parte". 

Uma curiosidade comum a todos que veem as obras é sobre a execução do trabalho. Ele explica que improvisou em sua residência um ateliê composto por carretéis e barbantes presos ao telhado e com o auxílio de duas pessoas nessa estrutura foi desenhando e pintando as telas. Ressalta que apesar do esforço e das noites em claro pintando as telas, foi prazeroso e nada cansativo. "Faz parte de mim, da minha própria existência me envolver no trabalho, desenhar, pintar e ver concluído, então não canso", afirma. 

Criatividade 

Ao contrário do apelido pelo qual é conhecido por todos na cidade, "O Pequeno", a capacidade criativa e produtiva do autor é grande e reconhecida no meio cultural. Ele é dinâmico e ao tempo em que executava as telas sacras, também escrevia um livro "Equinócio de Primavera", que lançará no próximo dia 9, na Bienal do Livro, no Rio de Janeiro. E no primeiro semestre deste ano lançou "A Máquina do Mundo". É também desenhista, quadrilhista e ensaísta. 

Para Cacilda Sales, diretora de Cultura do Município e presidente da Fundação Senhor Pires, o trabalho tem forte ligação com o povo e fundamental importância para o Município. "É um trabalho excelente, ligado à cultura popular. Através da arte desse artista plural, Independência se torna conhecida". 

MAIS INFORMAÇÕES: 

Salão Paroquial 
Rua Senhor Pires, 228 
Município de Independência (CE) 

Silvania Claudino 
Repórter / DN

Nenhum comentário: