sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Marta Porto deixa Secretaria de Cidadania Cultural



NÁDIA GUERLENDA 
DE BRASÍLIA / Folha 

Marta Porto, titular da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, entregou o cargo na tarde desta quinta-feira (1º). 

A secretária foi indicada pela própria ministra Ana de Hollanda, no início do ano. Ela era responsável por projetos caros ao ministério, como os Pontos de Cultura e o programa Cultura Viva. Com sua saída, outros coordenadores devem deixar o ministério. 

No início de sua gestão, a ministra afirmou que os Pontos de Cultura eram "prioridade". Em março, o atraso nos pagamentos aos pontos era de R$ 60 milhões. 

Na semana passada, uma frente parlamentar reuniu-se com o ministério para pedir mais verba ao projeto, que sofreu após corte orçamentário do ministério. 


Os pontos de cultura foram criados para descentralizar as ações do MinC. São entidades reconhecidas e apoiadas financeira e institucionalmente pelo ministério. Até abril de 2010 eram 2.500 espalhados em 1.122 cidades brasileiras. 

Não há um modelo padrão. O grupo interessado firma um convênio com o MinC e recebe uma verba para desenvolver ações artísticas e comprar equipamentos de multimídia.

Mais informações:
http://www.revistaforum.com.br/blog/2011/09/01/mais-crise-no-minc-secretaria-marta-porto-pede-demissao/

Nenhum comentário: