sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Almeidinha ganha mais uma


Unifor Plástica inaugura sua 16ª edição em noite de festa

O artista plástico Francisco de Almeida foi o vencedor da mostra, que segue em cartaz no Espaço Cultural Unifor

Reunindo 131 obras inéditas de 80 artistas, foi inaugurada, ontem, no Espaço Cultural Unifor a XVI edição da Unifor Plástica. A mostra traça um panorama da atual produção cearense e, neste ano, inclui ainda obras de artistas de outros nove Estados.

A solenidade de abertura teve início por volta das 20 horas e contou com a presença dos organizadores, artistas, do júri e de um público ansioso por conhecer os selecionados para a mostra e o resultado da premiação deste ano.

Ao todo, foram inscritas 415 obras de 227 artistas, número recorde em relação às edições anteriores. Uma novidade deste ano foi a abolição das categorias, apostando no diálogo entre as linguagens, mesclando elementos da pintura, escultura, fotografia, vídeo, etc.

O gravurista cearense Francisco de Almeida foi o vencedor do primeiro prêmio da mostra. Ele foi representado pelo amigo e também artista plástico Francisco Bandeira, que recebeu a premiação das mãos da presidente do Grupo Edson Queiroz, Dona Yolanda Queiroz.

Premiados

O gravurista é talvez o mais experiente entre os cinco premiados, que também incluem a aluna do Curso de Belas Artes da Unifor Naiana Sousa, em segundo lugar, Sérgio Helle, em terceiro, seguidos de Ana Cristina Mendes e da fotojornalista Geórgia Santiago.

"A minha investigação é no sentido de buscar uma interação entre o vídeo e a pintura. É a primeira vez que exponho este tipo de trabalho. Estou até sem ar", comentou Naiana Sousa. Os três primeiros colocados recebem uma premiação em dinheiro no valor de R$ 2 mil, além de uma viagem à Bienal de Veneza, considerado um dos mais importantes eventos de arte do mundo. Para o quarto e quinto, o prêmio é uma viagem para a Bienal do Mercosul e R$1,5 mil.

De acordo com o vice-reitor de extensão da Unifor, Randal Pompeu, o prêmio em viagens é uma maneira de contribuir para a formação dos artistas, possibilitando o contato com outras culturas e com o que há de melhor na produção contemporânea de artes plásticas.

Jurados

O júri de premiação deste ano foi composto pelo diretor da Pinacoteca de São Paulo, Marcelo Mattos de Araújo, o filho do famoso pintor modernista brasileiro Cândido Portinari, João Cândido Portinari, diretor do Projeto Portinari e detentor dos direitos autorais das obras de seu pai, e também por Celina Queiroz, Carlos Velázquez e Heriberto Rebouças.

João Portinari comentou que a decisão dos jurados foi surpreendente, chegando quase unanimemente aos cinco premiados. "Um evento como este tem a importância imensa de estimular a energia das pessoas", comentou.

Homenagem

Além das obras selecionadas, neste ano, a Unifor Plástica conta com uma mostra retrospectiva da obra da cearense Heloísa Juaçaba. A filha dela esteve presente à abertura e destacou a importância da exposição. "É a primeira grande homenagem da Unifor Plástica a um pintor. Reunimos 21 quadros que englobam desde o início de sua carreira até as produções mais recentes", diz. A XVI Unifor Plástica segue em cartaz até o dia 18 de dezembro com visitação gratuita no Espaço Cultural Unifor.

Fábio Marques
Especial para Cidade

Nenhum comentário: