quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Academia de Letras de Crateús esclarece

Nota de esclarecimento enviada ao Blog http://blognilos.blogspot.com/ (Blog do Nilo) 

ACADEMIA DE LETRAS DE CRATEÚS 

NOTA DE ESCLARECIMENTO 

Tendo em vista veiculação, neste blog, de debate construído na rede social facebook, envolvendo o nome da Academia de Letras de Crateús – ALC, em torno do Livro “Crateús: 100 anos”, publicado em 2011, por esta Arcádia, com o apoio do Banco do Nordeste, da Prefeitura Municipal de Crateús, através da Secretaria de Educação, dentre outros, vimos esclarecer: 

1) O livro tem abordagem histórico-antropológica acerca da centenária cidade de Crateús, sem qualquer pretensão de abarcar toda a história. Até porque, ao nosso entender, “toda” a história de um povo não cabe num único livro, quiçá seja alcançável. Mas o livro promove grande levante da historia e antropologia do nosso povo, desde os tempos remotos das tribos karatis até os dias presentes; 

2) O livro não se destinou a biografar ou homenagear personalidades. Os nomes de milhares de crateuenses e não-crateuenses citados nos artigos constam na condição de sujeitos históricos dos fatos ali relatados. Como constam as contribuições de Madrinha Francisca, Rosa Moraes e Dona Delite para a educação de nossa cidade, esta última, inclusive, têm três de seus filhos integrando a ALC, sendo dois como membros fundadores e uma como patronesse. 

3) Sendo um livro de artigos históricos, escritos por sujeitos pensantes/participantes da vida sociocultural e política, a abordagem dos fatos expressa a visão de cada pesquisador, vez que ninguém é neutro. Entretanto, todos os artigos são fundamentados nas fontes pesquisadas, nos relatos dos sujeitos e documentos de registro, segundo os princípios da metodologia de pesquisa acadêmica, atestando veracidade científica, até que outras teses, também à luz da ciência, os negue. 

Alegra-nos ser o livro objeto de debate, pois é esta a finalidade de qualquer publicação. Mas alertamos que o juízo sobre o desconhecido, isto sim, pode resultar em injustiça irreparável. Recomendamos, pois, em glória de nossa cidade e de muitos dos seus sujeitos históricos, a leitura de todo o livro, subscrito por mais de 30 autores e outras tantas dezenas de contribuições, mediante entrevistas, documentos e informações. Assim feito, estamos abertos às críticas, contestações, antíteses e discordâncias, que ajudarão a nós todos nos autoconhecermos como crateuenses. 

O livro se encontra a disposição na nossa Sede, à Rua do Instituto Santa Inês, 231 – no Centro de Crateús. 

Cordiais Saudações. 

A diretoria da ALC

Nenhum comentário: