quarta-feira, 25 de abril de 2012

Os artistas de Crateús foram às ruas


Com o mote "Vou cortejar o artista crateuense", ontem (24) Crateús recebeu pela primeira vez em suas ruas um cortejo cultural reivindicatório. De cara pintada, estandartes nas mãos, megafone e instrumentos musicais, desfilaram artistas das mais diversas matizes, além de arte educadores e educandos atendidos pelas ações dos Pontos de Cultura de Crateús, instituições que vem fomentando a arte em nosso município. Estavam também no cortejo entidades que apóiam os artistas e incentivam as manifestações culturais locais, bem como representante dos terreiros de umbanda de nossa amada urbe. 

Saindo da Casa de Arte e Cultura João Batista, entoando cantigas e palavras de ordem, o cortejo atravessou o centro da cidade em passos de ciranda, piruetas e brincadeiras, chamando a atenção de comerciantes e populares em geral para a desvalorização que a cultura e o artista crateuense vêm sofrendo. Durante o percurso foi entregue aos populares uma Carta Aberta ao prefeito Carlos Felipe, na qual é justificado o porquê do Cortejo Cultural e a pauta de reivindicação da categoria. 

No Centro Administrativo, houve um momento de confraternização com os professores, que há dias estão em greve e acampados na secretaria de educação. Logo após, fomos recebidos pelo Chefe de Gabinete Romildo Marçal (representando o prefeito e o secretário de cultura, que se encontravam em Fortaleza) e pelo vereador Lourenço Torres (representando o Legislativo). Lemos a carta e expusemos a pauta reivindicatória, ficando marcada uma audiência para o dia 08 de maio de 2012, às 08:00h, no Centro Administrativo, com os artistas, o prefeito, o secretário de cultura e vereadores, para discussão e encaminhamento das reivindicações.
















Nenhum comentário: