segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Cine Poty leva conhecimento e diversão a Crateús



Crateús Diversão e conhecimento. Esses são alguns dos ganhos trazidos pelo Cine Poty aos frequentadores e sociedade local, na avaliação dos coordenadores Karla Gomes e Carlos Henrique. A dupla faz parte da Sociedade Amigos da Biblioteca Norberto Ferreira Filho (Sabi), ONG responsável pela instalação e manutenção da Sala de Cinema, por meio do Projeto Cine Mais Cultura, uma iniciativa do Governo Federal.

Além das sessões semanais na sede da Sabi, o Cine Poty também se desloca para associações, instituições e escolas da cidade FOTO: SILVANIA CLAUDINO

Desde fevereiro de 2010, documentários, filmes infantis, dramas, comédias, ficção, animação e todos os gêneros estão disponíveis para os mais diversos públicos da cidade. É a única Sala de Cinema da cidade com funcionamento regular.

As sessões acontecem às noites de quartas-feiras, na sede da Sabi, ao ar livre. Quem vai ao espaço tem o privilégio de assistir a películas nacionais (somente nacionais por exigência do Projeto e opção da direção da ONG), contemplar a lua e sentir o vento nos cabelos e na pele, já que a sala que comporta um público de até 100 pessoas é montada no quintal da residência durante quase todo o ano. "No inverno, montamos o cinema em uma sala aqui na sede, que cabe em torno de 40 pessoas. No verão, optamos pelo quintal, que é um ambiente bem agradável e ventilado", explica Karla.

Além de assistir aos filmes gratuitamente e ainda participar de um reflexivo debate e, às vezes, caloroso, dependendo da obra, o frequentador ainda ganha pipoca para a sessão ficar mais agradável. "Fazemos questão de partilhar a pipoca com todos e fica tudo ainda mais animado", completa a integrante da Sabi.

Itinerante

Além das sessões semanais, o Cine Poty se desloca para associações, instituições e escolas, de acordo com convites e parcerias firmadas e agendadas previamente com a ONG. Para a manutenção e divulgação, conta com o apoio de empresários locais e pessoas que admiram cinema e apostam em ações culturais. "As parcerias nos fortalecem, nos dão credibilidade e nos ajudam na construção desse novo hábito aqui no Interior, que é o cinema. Essa é uma luta difícil, vivida dia a dia", ressalta Carlos Henrique.

Atualmente, o Cine Poty está com uma parceria com a Associação Caatinga, que, por meio do Cine Tela Verde, exibe filmes e documentários nas 16 comunidades do entorno da Reserva Natural Serra das Almas, gerenciada pela Associação.

A parceria teve início em junho por ocasião da Semana do Meio Ambiente, com a exibição do documentário "Tom da Caatinga". Em julho, aconteceram nove exibições, com debates e rodas de conversas depois do filme. Foram beneficiadas as comunidades de Tucuns, Queimadas, Ibiapaba, Poti, Cabaças, Tapuio, Filomena, Tabuleiro e Quebradas. Um público de aproximadamente 450 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos, participou das sessões.

Visitas

A meta de agosto, segundo a Associação, é visitar o restante das comunidades com o projeto. "Buscamos despertar um novo olhar sobre o bioma Caatinga, práticas sustentáveis e também para uma convivência harmoniosa, compreendendo a relação do homem com a natureza, respeitando a fauna e flora", diz Andreza Antunes, educadora ambiental da Associação.

A iniciativa da Sabi, com a instalação da Sala de Cinema e a nominação de Cine Poty, também fez um resgate histórico importante para o Município: trouxe de volta à comunidade o Cine Poty, primeiro e único cinema que existiu na cidade. Funcionou na década de 70, depois fechou e, nos anos 80, foi reaberto por pouco tempo. Depois, o espaço fechou novamente.

"O nome resgata esse período que viveu Crateús, com a opção de um cinema, mesmo que privado. Por isso, decidimos fazer o resgate como lembrança e homenagem", cita Karla.

Mais informações:

ONG Sabi
Telefone (88) 9910.9473
Associação Caatinga
Telefone/Fax: (88) 3691.8671
Centro de Crateús/CE
Repórter
Silvania Claudino



Nenhum comentário: