quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Festival de rua começa hoje


(Crateús estará representado pela Cia. de Teatro Os Cara da Arte, apresentando a peça "A menina de cabeça nas nuvens", de autoria de Elias de França)

Os visitantes e moradores da cidade poderão, até sábado, ver 23 diferentes espetáculos teatrais

Fortaleza O espetáculo vai recomeçar. A cortina não existe porque não fecha a cena no teatro popular. Quem for à Aracati nesta semana vai encontrar, antes de sol e mar, dezenas de artistas com apenas um desejo: fazer você rir. A oitava edição do Festival Nacional de Teatro de Rua (Festmar) traz, "orgulhosamente", 23 espetáculos teatrais de hoje a sábado. Neste ano, participam grupos de oito Estados.

Os grupos teatrais reunidos formam o Movimento de Agitação e Resistência da Cultura Popular. O evento tem o patrocínio da Secretaria Estadual da Cultura (Secult). O apoio cultural é da Casa da Cultura.

A abertura acontecerá hoje, às 19 horas, na Casa da Cultura, na Rua Grande, Centro de Aracati. Mas, até chegar lá, os artistas farão um cortejo animado pela banda musical Chico de Janes, tocando as marchinhas carnavalescas. Nesse ritmo de pré-carnaval e início dos espetáculos, todos de comédia, o Festmar retoma um dos trabalhos artísticos culturais mais sérios realizados no Interior. Do jeito que podem, mas conseguindo um apoio ali outro acolá, os artistas montam o espetáculo cujo maior (e único) pagamento, serão as risadas e aplausos.

O Grupo Teatral Frente Jovem, de Aracati, apresentará "A faixa", seguida do espetáculo "Dois Filhos de Claudete", do Núcleo Artístico Gema, do Rio de Janeiro. O Maracatu Nação Tremembé, de Sobral, fará desfile. Amanhã, haverá o cortejo com todos os artistas participantes pelas ruas de Aracati, seguindo com apresentações no Beco do Mercado. A programação completa está no blog aracupira.blogspot.com.

Outros espaços cênicos são o Mercado Central e o largo da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, onde se encerrará o festival na noite de sábado. "Com muito esforço, estamos de volta", afirma Teobaldo Silva, entusiasta e louco pelo teatro de rua, para explicar que, porque não houve apoio antes, o evento, que seria em julho deste ano, ficou para dezembro. "O importante é acontecer". E a previsão é de um acontecimento com mais ressonância do que no anterior, do qual participaram cinco Estados - hoje são oito: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Amapá, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

É um festival sem caráter competitivo. Como o maior desafio de todos os grupos é conseguir montar o espetáculo, apresentá-lo já é a premiação. Alguns já são cativos do festival, como os brincantes do Centro de Criação Galpão das Artes, de Limoeiro de Pernambuco e o grupo teatral "As Lucianas", do Rio de Janeiro. Mas é a primeira vez que participa o grupo "Manjericão", do Rio Grande do Sul, trazendo o espetáculo "João Pé-de-chinelo". Haverá oficina de expressão corporal com o artista plástico Josué Pereira. E até o fim de semana, espaços urbanos aleatórios de Aracati serão palco de "Intervenções teatrais", por meio de esquetes - breves peças teatrais - em meio aos passantes.

No ano passado, durante a sétima edição do Festival, o Caderno Regional foi homenageado, pelo trabalho de divulgação e fomento das expressões culturais do Vale do Jaguaribe.

O Festival Nacional de Teatro de Rua em Aracati surgiu em 1999, idealizado pelo professor Tinoco Luna e tendo por iniciativa o Grupo Teatral Frente Jovem. O evento começou apenas com grupos de Aracati, depois passou a receber outros municípios, e agora recebe Estados brasileiros de Nordeste a Sul. Realizam o evento o Instituto Aracupira de Cultura Brasileira (IACB), Ponto de Cultura do Grupo Teatral Frente Jovem.

Participação

8 estados estão participando da oitava edição do Festival Nacional de Teatro de Rua (Festmar). A abertura acontece hoje, às 19 horas

MAIS INFORMAÇÕES

Festival Nacional de Teatro de Rua (Festmar), até sábado em Aracati
Abertura hoje, às 19h,
Casa de Cultura, Rua Grande,
Centro da cidade - (88) 9964.8649

MELQUÍADES JÚNIOR
REPÓRTER 

Nenhum comentário: