sexta-feira, 10 de maio de 2013

Festival Nacional de Teatro


O Pontão de Cultura 'Cultura Viva ao Alcance de Todos' e o grupo de teatro 'Escândalo Legalizado' estão promovendo o 3º Festival Nacional de Teatro – Pontos de Cultura - Troféu Francisco Peléa ser realizado entre os dias 22 a 26 de setembro de 2013, na cidade de Floriano (PI).

O festival está aberto a grupos de teatro dos Pontos de Cultura de todo o país e também a grupos independentes de teatro. Durante os cincos dias de realização haverá também oficinas, palestras e atividades recreativas. A mostra competitiva conta com apoio do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC).

Os grupos concorrerão em quatro categorias competitivas: 3° Festival de Teatro Infantil Lourdinha Lopes; 3° Festival de Teatro de Rua Ana Maria Rego; 3° Festival de Monólogos Francisco Pelé e 3° Festival de Teatro Adulto Francisco Pelé. Serão premiadas cinco peças em cada modalidade. Os classificados receberão troféus. Não haverá premiação em dinheiro.

A comissão organizadora fornecerá passagens, estadia e alimentação aos grupos selecionados, bem como equipamentos de luz, som e apoio técnico para a realização dos espetáculos. Os grupos irão se apresentar nos espaços culturais Cine Teatro Escola Escalet e Maria Bonita ou em locais públicos. As particularidades de cada teatro serão encaminhadas à equipe dos espetáculos selecionados.

Os interessados em participar podem se inscrever até o dia 30 de maio, mediante o preenchimento da ficha de inscrições e entrega em mãos ou por correio, para o endereço - Pontão de Cultura "Cultura Viva ao Alcance de Todos" – Grupo ESCALET, Rua Furtuoso Pacheco, 483 – Bairro Catumbi – CEP 64800-000, Floriano/Piauí, Telefones: (89) 3522 0804 (Núcleo de Artes Cênicas), E-Mail: grupoescalet@yahoo.com.br.

O edital e a ficha de inscrição podem ser encontrados no site www.escalet.com.br .

Sobre os realizadores

O grupo Escândalo Legalizado de Teatro (Escalet) tem longa tradição no estado do Piauí em realizações sócio-culturais, seja participando de mostras e festivais ou em ações junto à comunidade. Estima-se que mais de 2 milhões de espectadores já assistiram aos espetáculos da equipe nestes 22 anos de atuação no meio teatral.

O grupo já recebeu inúmeros premiações em festivais de artes cênicas por todo o país, entre elas, a Comenda de Mérito Cultural do Governo do Estado do Piauí e no estado do Paraná o grupo foi escolhido como a melhor linguagem cênica do Brasil.

(Texto: Patrícia Saldanha, Ascom/MinC)
(Fotos: Divulgação Grupo Escalet)

Nenhum comentário: