sábado, 4 de maio de 2013

Olho-dágua dos Tucuns recebe cuidados da população

A nascente, conhecida como "Olho-D´água Dos Tucuns", é componente da micro bacia
do Riacho São Francisco, que deságua no rio Poti e, mesmo em período de forte estiagem,
continua a jorrar FOTO: SILVANIA CLAUDINO
Mutirão realiza limpeza de fonte de recursos hídricos

Principal fonte natural de água da região está poluída por conta do descaso provocado pela ação do ser humano

Crateús. No feriado do Dia do Trabalhador, a paróquia Senhor do Bonfim mobilizou a comunidade do Distrito de Tucuns, distante 35 quilômetros da sede do município, para um mutirão de limpeza no olho-d´água existente na localidade. A nascente, conhecida como "Olho-D´água Dos Tucuns" é componente da microbacia do Riacho São Francisco, que deságua no Rio Poti. Estava poluída, com muitos resíduos na água e imediações. A ação visou limpar e conscientizar a população para a importância de preservação do local. Por muitos anos, a água que jorra da nascente abasteceu àquela comunidade, que atualmente conta com poço profundo para as suas necessidades hídricas.

"A comunidade de Tucuns tem uma grande fonte de vida, que é o Olho-D´água, que mesmo em período de seca continua a jorrar. No entanto, os moradores não estão cuidando desta preciosidade. Ao contrário, jogam lixo nas proximidades e até mesmo dentro da água. Nós, da equipe paroquial, que acompanhamos de perto esta realidade, nos sensibilizamos com a situação de descaso com o meio ambiente e com o maior dom que temos, que é a água, nos comprometemos ajudar a comunidade na limpeza e conscientização dos moradores para a preservação desta riqueza", destacou Irmã Raimunda Fontenele, religiosa da paróquia e organizadora da ação.

De acordo com a religiosa, é necessário garantir a preservação da nascente para que a água não desapareça. Dentro desse contexto, três iniciativas foram tomadas pela paróquia para apoiar a comunidade.

Iniciativas

A primeira delas foi a realização do mutirão, que contou com a participação de aproximadamente cem pessoas, da comunidade e oriundas da cidade.

Outra ação é permanecer conscientizando a comunidade, que atualmente já conta com o serviço de coleta seletiva uma vez por semana, realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A criação do grupo "Amigos da Natureza", composto por pessoas residentes no distrito é outro encaminhamento da paróquia. O grupo acompanhará o processo apoiando a comunidade na preservação da nascente e em outros cuidados com a natureza e o meio ambiente. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, apoiadora da ação, foram retirados do local em torno de 100kg de material, além de resíduos inaproveitáveis, como sacolas em estado de decomposição, pneus, restos de tecidos, entre outros. O material reciclável foi encaminhado para a Associação dos Catadores de Crateús (Recicratiú).

Dádiva da natureza

"Tucuns é um local presenteado pela natureza, com belas paisagens e potencial turístico e ação de limpeza da nascente é importante para preservar e também para chamar a atenção da comunidade para as belezas naturais. A coleta seletiva já é feita na região e as pessoas tem que tomar consciência de que a água é um bem precioso e a nascente precisa estar limpa e preservada. Foi uma manhã muito produtiva e que gerará frutos para a comunidade e região", destacou o titular da pasta do Meio Ambiente, Wanderley Marques.

O secretário frisou ainda que consta no planejamento da secretaria transformar o local em Unidade de Conservação (UC), dada a importância da fonte, belezas naturais no entorno e a riqueza da fauna e flora. Já foram colocadas cercas no local a fim de garantir uma maior preservação e em parceria com a comunidade e instituições, a secretaria pretende agir para oficializar o local como UC dentro de um breve prazo de tempo.

"Os elementos da natureza estão presentes aqui de uma forma muito especial e temos que lutar pela preservação, pela garantia de que a ação humana não destrua o rico ambiente aqui existente. Além disso, há um grande potencial turístico. Inclusive, com a proximidade da reserva natural Serra das Almas, pois quem vem à reserva passa por aqui", frisa Marques.

Serra das Almas

A reserva natural Serra das Almas fica a 15 quilômetros da Vila de Tucuns e recebe visitantes diariamente. Para chegar, o visitante percorre 50 quilômetros de Crateús. A reserva é localizada neste município e em Buriti dos Montes (PI), em uma área de alta importância para a conservação do bioma Caatinga.

Belíssimas paisagens e espécies da fauna e flora podem ser vistas do alto da serra e nas trilhas dentro da Reserva. A Associação Caatinga - que gerencia a Reserva - desenvolve projetos de apoio à criação e à gestão de áreas protegidas, preservação de espécies em extinção, restauração florestal, educação ambiental e disseminação de tecnologias sustentáveis.

A instituição busca e trabalha para um maior reconhecimento das riquezas e belezas da caatinga, única floresta exclusivamente brasileira. É responsável pela campanha que levou o Tatu-bola a mascote da Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

Mais Informações

Paróquia Senhor do Bonfim
Telefone: (88) 3691.2207 Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Crateús
Telefone: (88) 3691.0110

SILVANIA CLAUDINO
REPÓRTER

Nenhum comentário: