quarta-feira, 3 de março de 2010

Para as mulheres...

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o Cine Poty irá apresentar neste domingo "A hora da estrela" - filme baseado no romance homônimo de Clarice Lispector. Dirigido por Suzana Amaral e protagonizado por Marcélia Cartaxo (Urso de Prata no Festival de Berlim), o filme narra as desventuras de Macabéa, que representa o aviltamento por que passa o ser humano, quando sua vida é barateada. Ela representa todos os perdidos retirantes nordestinos que se movem alienamente numa metrópole.

Macabéa, uma jovem órfa, só no mundo, aos 19 anos. Analfabeta, ingênua e virgem, vem do nordeste tentar a vida em São Paulo. O filme mostra a história do encontro patético deste ser humano com as artimanhas da cidade grande. Macabéa é tão desastrada que o tempo todo ela dói por dentro. Não sabe, como os outros, que esta dor tem de ser dissimulada por baixo das máscaras sociais. Toma aspirinas para ver se passa. Veste então as máscaras, mas não lhe caem bem.

Embora a história de Macabea seja profundamente dramática, a narrativa é toda permeada de muito humor e ironia. Mas não se iludam. Desprovida de beleza, saber e ambição, Macabéa nos inspira por seu último ato: a ousadia de sonhar. A hora da estrela é um filme que nos faz querer ser melhor.

Também no elenco, José Dumont e Fernanda Montenegro. Ele o namorado, ela a cartomante.

Antes, porém, como aperitivo, o curta:

Num descampado, no meio de uma lavoura seca, o velho Ascenço Teixeira obriga os filhos a colocar nos ombros uma canga de boi. A esposa e a nora também são obrigadas a ajudar no trabalho. Fora de si, o velho perde o controle da situação e a família reage provocando um desfecho inusitado.

Nenhum comentário: