sábado, 24 de abril de 2010

Animação para gente grande

Neste domingo (25), a partir das 19 horas, o Cine Poty tem o enorme prazer de apresentar uma programação escolhida a dedo para você, que tem acima de 16 anos e já perdeu o medo de se arriscar, de encarar de frente o novo e o inusitado.

"Há muito pouco em comum entre os filmes reunidos nesta coletânea além da constatação mais óbvia de que são animações – são todas reconhecidas no Brasil e no exterior, de qualidade atestada pela longa lista de prêmios e participações em festivais acumulados por cada uma delas.

"Talvez o espectador desavisado encontre certa dificuldade para digerir as ervilhas deste caldo – o tempero é forte, e o humor (quando há) é em geral um tanto peculiar. Há um bocado de grotesco, um punhado de escatologia (obrigatória), e uma pitada de pimenta (das boas). De modo que não é demais repetir o alerta: esta é uma coletânea de animações para adultos – o que não significa, é bom dizer, pura sacanagem; mas, antes, que os temas destes curtas, tão característicos e tradicionais na animação nacional, são “muito insólitos” – como já andaram afirmando por aí.

"Assim, não vale fingir surpresa ao se deparar com episódios de violência, suicídios, perversidade, e com um tom geral de humor negro e sarcasmo, às vezes feroz, que habitam estes filmes. Não vale levantar expectativas falsas, e, se alguém espera encontrar bichinhos fofos e alegres cantando e dançando a floresta, melhor procurar em outros lugares. O buraco aqui é mais embaixo.

"As batalhas muito particulares do cinema de animação brasileiro não são muito diferentes das outras que o cinema nacional enfrenta. Os curtas reunidos neste programa desfilam idéias e grandes talentos – que, na falta de oportunidades, buscam refúgio na liberdade, na criatividade, e numa fortíssima tendência autoral. A aura combativa que emana deles não existe por acidente: é legítimo cinema guerrilheiro." (Fernando Veríssimo)

As animações são: Desirella, de Carlos Eduardo Nogueira; Deu no Jornal, de Yanko del Pino; Engolervilha, de Marão; 02 Conjunto Residencial, de Adams Carvalho; Onde andará Petrúcio Felker, de Allan Sieber; e Pax, de Paulo Munhoz.

O Cine Poty resiste na Casa de Arte e Cultura João Batista, à rua Francisco Sá, 148, Centro de Crateús (CE). E a pipoca continua grátis. Você é doido de perder?

Nenhum comentário: