domingo, 18 de abril de 2010

Lançamento do livro do poeta Rogerlando Gomes

Neste sábado, dia 17, estivemos presente ao Teatro Rosa Moraes para o lançamento do livro Chão Inaugural, do poeta Rogerlando Gomes Cavalcante – Pequeno, para os mais íntimos. Usando de recursos multimídia, fez um cuidadoso apanhado da cultura em nossa região, aproveitando o momento para sugerir idéias a serem encampadas pelos agentes culturais dos diversos municípios.

Para os presentes, numa apresentação para lá de coloquial, deu-se a conhecer como poeta e como articulador cultural em sua querida Independência, onde foi gestor da cultura por cinco anos e autor de diversos projetos inovadores. É de sua autoria, por exemplo, a letra do hino oficial de Independência.

Seu livro é fruto do I Edital de Incentivo às Artes para Pessoas com Deficiência (Secult), do qual foi um dos vencedores. Antes de Crateús, o livro foi lançado em Independência e no Centro Cultural Oboé, em Fortaleza. “O livro foi dividido em três partes. Em todas, o poeta expõem-se e o que o inquieta: suas dores, os homens, os governos, a poética e a política. Na primeira parte, os poemas são como que uma janela através da qual se entreve um ‘entrevado’: o iluminado. Na segunda parte, Termos, o poeta, em peças curtas e discursivas dedica-se a perorar, atrás de grafar as ‘palavras mais irresistíveis’. Na terceira parte, com poemas de temáticas diversas – infância, política, o mundo, enfim, suas inquietações –, o poeta encerra o livro indicando o desafio que a poesia épica representa nestes tempos de lirismo fácil: captação e escritura desta era de turbina.”

Mais informações sobre o autor e sua obra podem ser acessadas pelo endereço: http://rogerlandogomes.blogspot.com/. Sintam-se à vontade.

Nenhum comentário: