domingo, 11 de abril de 2010

Rotina Alterada

A encenação da paixão de cristo este ano causou grande impacto na cidade de Crateús e nos distritos em que foi exibida. Parte dessa mudança começou a se desenhar ainda em fevereiro, quando foram iniciados os contatos para composição do elenco e equipes de produção. Cordões de jovens e crianças de diversos pontos da cidade, inclusive da periferia, foram abarcados nas equipes e integrados nos ensaios, que foram feitos em forma de oficinas, sempre precedidos de exercícios preparatórios e jogos dramáticos educativos.

A apresentação na praça da matriz, na sexta feita santa, também mudou o cenário da cidade neste dia, que costuma ser de quase completo vazio, uma vez que muita gente aproveita o feriado para passar nos sítios e fazendas. Desta vez a praça estava lotada, inclusive com a presença de grupos de pessoas de outras cidades como Nova Russas, Ipueiras, Ipaporanga e Tamboril que vieram exclusivamente para prestigiar o evento. Por conseqüência, os poucos restaurantes e dogões que abriram não deram conta de atender aos tantos que buscavam alimentação depois do espetáculo.

Nos distritos também o evento causou grande movimentação. Ainda de tarde, as ruas de Montenebo e Ibiapaba pareciam invadidas por uma multidão de gente de todas as idades, com predominância de jovens, todos entusiasmados em conhecer os distritos visitados.

Mesmo tendo por base o texto de 2008, o espetáculo surpreendeu bastante, inclusive a quem já havia assistido, pelo crescimento da qualidade das cenas e também pela introdução de novas cenas, como o suicídio de Judas e o milagre da hóstia de padre Cícero que virou sangue na boca da beata Mocinha.

A paixão de cristo, mais uma vez, causou comoção no publico que presenciou, levando muitos às lágrimas, cumprindo então satisfatoriamente suas pretensões enquanto espetáculo: o de emocionar pela beleza e verdade. Há que destacar também os tantos significados indiretos de um trabalho como este, onde centenas de jovens têm a oportunidade de protagonizar e viajar numa atividade saudável que proporciona, além do aprendizado da arte em si, uma rara experiência de prazer e lazer, com toda a assistência adequada, como bom lanche e transporte de boa qualidade. E para a população do município de Crateús, a paixão representa uma importante agenda cultural alternativa para a semana santa de altíssimo nível.













Um comentário:

Karla Gomes disse...

Valeu a pena o trabalho, a peça ficou linda!
Obrigada a todos e todas que particparam!