sexta-feira, 16 de julho de 2010

Guia do escritor independente


Publique na internet o que você escreve e só depois pense em publicar um livro impresso

Ricardo Kelmer
rkelmer@gmail.com
16/07/2010 05:21

Livretos

Uma boa estratégia de venda e divulgação é produzir livretos com textos seus que possam ser vendidos bem barato e que também sirvam para distribuir entre certas pessoas que você gostaria que conhecessem seu trabalho. Usarei o termo livreto para diferenciar dos livros propriamente ditos, que seriam os seus livros oficiais, com melhor acabamento, mais volumosos e mais caros.

Os livretos poderiam conter textos não utilizados nos seus livros ou você até poderia repeti-los mas reunindo-os sob o mesmo gênero (contos, crônicas) ou sob o mesmo tema, por exemplo.

Monte um livreto simples, 48 páginas, tamanho bolso (1/4 de uma página de A4). Peça à copiadora uma capa em preto-e-branco e em papel cuchê numa espessura razoável e solicite dois grampos na lombada para garantir que as folhas não se soltarão.

O custo é baixo e o tamanho permite que você saia com alguns exemplares no bolso, estando preparado para a possibilidade de encontrar alguém a quem valha a pena oferecer ou vender um exemplar. Se você conseguir patrocínio ou apoio de alguma empresa, insira a logomarca na última capa e um anúncio no miolo – e reserve exemplares para esse seu incentivador.

Você também poderá usar esses livretos como presente. Em vez de gastar dinheiro comprando outra coisa, você dá um livreto. Sai mais barato e ainda serve para divulgar seu trabalho.

DICA: Crie promoções. Por exemplo: se o leitor comprar dois livros seus, ele ganha um livreto de brinde. Ou ofereça aos leitores que lhe indicarem outros leitores ou potenciais apoios.

Como são mais baratos que os seus livros oficiais, esses livretos são perfeitos para serem usados em certas promoções, onde você faz uma parceria com algum bar, loja ou espaço cultural.

Uma possibilidade interessante, não apenas nesses livretos de bolso mas também em qualquer livro independente, é que o autor pode oferecer uma edição especial, personalizada, para os patrocinadores. Estes, além de terem sua publicidade na obra, podem também escrever um texto de apresentação e inserir imagens. Dependendo da negociação, o autor pode até alterar o projeto gráfico original para que a edição fique mais a gosto do patrocinador.

Publicando na internet

Antigamente só havia dois caminhos para o escritor publicar: o livro ou jornais e revistas. Hoje está muito mais fácil pois existe a internet. Então comece com um site ou um blog, há diversas opções gratuitas na rede, é só escolher. Há também sites onde você pode publicar textos gratuitamente.

Publique na internet o que você escreve e só depois pense em publicar um livro impresso.

Publicar na internet traz várias vantagens:

> Você aprende cedo a lidar com a internet, ferramenta indispensável aos escritores do século 21.

> Você perde a vergonha de mostrar o que escreve e se acostuma a ver seu trabalho publicado.

> Você tem um mostruário permanente, 24h, de seu trabalho.

> Você começa a formar seu público leitor e aprende a se relacionar com ele, recebendo o retorno imediato do que escreve.

> Você chama a atenção do mercado.

>> Saiba mais sobre livros, internet e mercado literário

Ricardo Kelmer é escritor, roteirista e produtor cultural e mora em São Paulo. Está em cartaz com o espetáculo poético-musical Viniciarte - Vida, música e poesia de Vinicius de Moraes, de sua autoria. Site pessoal: Blog do Kelmer - Um escritor em liberdade incondicional, blogdokelmer.wordpress.com

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