sexta-feira, 8 de outubro de 2010

A Semana da Criança tem Feira Circulando Livros pra garotada


O que você vai ser quando seu filho crescer?

Chegamos a outubro, o mês dedicado à criança. Escolas, instituições, lojas vão tirando da cartola suas programações e ofertas para brindar e seduzir a meninada.

Diante da vida urbana que predomina nos dias de hoje, quando as brincadeiras clássicas de pega-pega, esconde-esconde, ciranda e tantas outras são cada vez mais escassas; quando o pai, e principalmente a mãe, agora também trabalhadora e não mais a exclusiva cuidadora dos filhos, têm cada vez menos tempo de permanência com suas crianças; e como palco de tudo isso a cidade, o mercado, a TV atiçando energia, fantasias e desejos, enfim, fazendo com que toda essa mobilização do mês de homenagem aos nossos pequenos se torne oportuna para suprir a quase hiperatividade da infância dos tempos presentes.

Tratando-se da nossa Crateús, com suas poucas alternativas em atrações infantis extra-escolares, a questão do que proporcionar para os nossos filhos é ainda mais gritante. O tempo livre acaba sendo gasto diante da TV, nos pula-pula das praças, nos cybers e MNS ou nos dogões de fast-food.

O rol de presentes oferecidos nas lojas é demarcado pelos rótulos dos mega-fabricantes de brinquedos, propagados comercialmente em larga escala, através das mochilas escolares, roupas, sandálias, bonecas. Os hábitos e valores regionais voltados para a educação / formação dos filhos ficam completamente expatriados e somem diante dos tantos sonhos de consumo estrangeiros.

Eis que, nesse contexto, da adrenalina da praça e do espetáculo do consumo, aparece, também neste outubro, a Feira Circulando Livros, em sua décima edição, com palhaços e brincadeiras em tempos de barbies, mas também sobretudo com livros, muitos livros, para todos os gostos, os das crianças nas varias faixas, dando aos “fora de faixa”, os pais, a oportunidade de serem leitores, juntos com os seus filhos.

Com esta novidade na praça, a Sociedade Amigos da Biblioteca Norberto Ferreira Filho proporciona aos adultos outras possibilidades de atração para as suas crianças. O exercício da leitura, compartilhado entre pais e filhos, alem de propiciar um desenvolvimento mais saudável para as crianças, acrescentará aos adultos novas perspectivas e visões acerca da relação entre as gerações.

E assim, enquanto leitores, ainda que tardiamente, os pais poderão pensar melhor no que querem ser quando os filhos crescerem.

Programação da Feira:

Brincantes com a Cia. Viva Circo
Contação de histórias com Zezim e Maricotinha
Palestra com a Assistente Social Naiara César
Show de mágica com Valderez
Show infantil com o Casal Musical
Sorteio de brindes
E livros, muitos livrro

Nenhum comentário: