segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Alunos são monitores para incentivo à leitura

Foto: Silvania Claudino

Estudantes de Crateús participam de programa de leitura e incentivam as comunidades a também gostarem de livros

Crateús - Valorização da pessoa idosa, esporte como inclusão social, respeito às diferenças, erradicação do trabalho infantil, preservação do patrimônio público, gravidez precoce são temas estudados e trabalhados pelas crianças e adolescentes amigos da leitura junto à comunidade deste Município. As crianças, em número de vinte são monitoras do Projeto Amigos da Leitura, que atende 44 crianças e adolescentes na cidade, com idade de 10 a 14 anos. Eles incentivam o hábito da leitura na classe estudantil e também na comunidade.

O projeto é uma iniciativa da Associação das Primeiras Damas do Estado do Ceará (APDM), em parceria com a Secretaria de Assistência Social.

A metodologia é simples: cada monitor trabalha com dois livros. Primeiro lê, em seguida planeja as ações que irá desenvolver na comunidade e por último parte para a ação.

As atividades são planejadas em conjunto nos dias de terça-feira na sala do projeto e nos dias de quarta e sextas-feiras ocorre o preparo de material e das oficinas para que sejam levadas para as comunidades.

Vários distritos e localidades do Município já foram visitados pela garotada do projeto, que foi escolhida nas escolas seguindo os seguintes critérios: gostarem de ler e terem boas notas. Nacélio Macedo, coordenador do projeto, diz que os diretores das escolas pelas quais as crianças passam apresentando as oficinas, as barracas com livros, as peças teatrais e os fantoches e todo o material utilizado no projeto, solicitam outras visitas. "Em menos de dois meses voltamos às comunidades para apresentarmos novos trabalhos e livros para estudantes e as pessoas em geral", diz. "Os professores comentam que o rendimento escolar dos alunos, principalmente no que diz respeito à leitura, que é o nosso objetivo, têm melhorado. Por estes motivos é que agora até cursos elas estão ministrando".

Na comunidade o trabalho chega sob forma de fantoches, espetáculos teatrais, oficinas de pintura, rodas de leitura, contação de histórias e até empréstimos de livros. É como se os livros fossem transformados. "Li quase todos os livros que temos", diz o adolescente Hiago França, de 13 anos, estudante da Escola Municipal Airam Veras. "Quando estiver adulto tudo isso vai ser muito útil", acrescenta o menino.

Douglas Roberto, de 13 anos, acha muito bom participar do projeto. "Tenho uma oportunidade maior de leitura e cada vez tenho mais vontade de ler e fazer as oficinas para as pessoas que repassamos".

As crianças, em algumas ocasiões, chegaram a tornar-se "professores" de adultos. No período das férias escolares, em julho, elas repassaram capacitação para os coordenadores do Programa Peti. Foi o mini-curso "Toda criança tem direito de ler o mundo". Elas mesmas prepararam o material e planejaram a capacitação.

Mais informações
Sala Amigos da Leitura
Projeto para crianças e jovens
Município de Crateús
Telefone (88) 3692.3319

Silvania Claudino
Repórter

Nenhum comentário: