domingo, 12 de dezembro de 2010

Ana de Holanda ganha força na disputa do MinC



Patinho feio entre os ministérios, a pasta da Cultura tem disputa acirrada na composição do futuro governo Dilma. Enquanto Juca Ferreira (PV) se esforça para permanecer no cargo, o nome da cantor Ana de Hollanda ganha força

Quando Lula foi eleito, especulação nenhuma apontava que o baiano Gilberto Gil seria conduzido ao Ministério da Cultura (MinC). Correndo por fora, o cantor e compositor filiado ao Partido Verde (PV) assumiu a pasta e implantou uma série de ações que mudaram de forma considerável os rumos da política cultural do País.

Cantora como Gil, um dos ministros mais populares do governo Lula, mulher como desejaria a presidente eleita Dilma Rousseff e, ainda por cima, integrante do clã Buarque de Hollanda, Ana de Hollanda, ex-diretora de Música da Fundação Nacional de Artes (Funarte), passou a ser cotada para o MinC.

O nome da artista despontou na disputa da composição do futuro governo Dilma esta semana, após um recado que a equipe de transição fez chegar ao núcleo petista - de que Dilma desejaria, para o ministério, uma mulher e, se possível, nordestina. Apesar de furar a segunda condição, Ana de Hollanda surge como o nome de maior peso na disputa. Ela integra uma lista tríplice de favoritos que inclui o sociólogo Emir Sader, filiado ao PT, e o também músico Wagner Tiso.

Mas há outros postulantes ao cargo hoje ocupado por Juca Ferreira, como Sônia Terra, presidente da Fundação Cultural do Piauí, e a mineira Ângela Gutierrez. O PSB incluiu o MinC nas negociações por cargos no novo governo e apresentou os nomes de Márcia Rollemberg, diretora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e da deputada federal pernambucana Ana Arraes, mãe do governador Eduardo Campos.

Simultaneamente, o atual ministro, ligado ao Partido Verde, tem ampliado sua atuação para ficar no cargo. Na semana passada, convocou cadeia nacional de rádio e TV para prestar contas de sua atuação no MinC. Na mesma noite, foi ovacionado aos gritos de "fica, Juca" na entrega da Ordem do Mérito Cultural.

A agitada guerra de bastidores estaria surpreendendo a equipe de transição, que não esperava disputa em torno da pasta que tem 1,27% do Orçamento da União. O anúncio do novo ministro é esperado para os próximos dias. Dilma quer fechar o primeiro escalão até a próxima semana.

Quem

Filha do sociólogo Sérgio Buarque de Hollanda, membro fundador do Partido dos Trabalhadores, Ana de Hollanda, 62, é cantora e atriz. Recentemente, fez importante trabalho na Funarte, recuperando o projeto Pixinguinha, programa de circulação musical.

Fonte: O Povo

Nenhum comentário: