terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Continuidade na Cultura cearense

Foto: Fábio Lima

Anunciado ontem, durante a cerimônia de apresentação do novo secretariado, o vice-governador Francisco Pinheiro será o novo secretário da Cultura, substituindo Auto Filho na pasta

Pela terceira vez consecutiva um professor universitário deverá comandar a Secretaria de Cultura do Ceará. Doutor em História Social e atual vice-governador do Estado, Francisco Pinheiro foi escolhido para assumir a pasta, gerida nos quatro últimos anos pelo filósofo Auto Filho. Ambos integram os quadros do Partido dos Trabalhadores (PT). O anúncio foi feito às 14h de ontem, na residência oficial do governador, no bairro Meireles.

Nos quatro anos da gestão de Auto, o Professor Pinheiro (como é mais conhecido) foi presença garantida nos eventos promovidos pela Secult, quase sempre representando o governador Cid Gomes. O nome de Pinheiro já havia aparecido entre os rumores que falavam sobre quem assumiria a pasta.
 
Nesta longa lista, figuraram Cláudia Leitão, antropóloga e ex-secretaria da Cultura, no governo Lúcio Alcântara; José Guedes, artista plástico e atual diretor do Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura; Clodoveu Arruda, vice-prefeito de Sobral e ex-superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); Paulo Linhares, jornalista e também ex-secretário da Cultura, nas duas últimas gestões de Tasso Jereissati; o arquiteto e urbanista Totonho Laprovitera; e o deputado estadual Nelson Martins (PT).

Museus e editais

Professor Pinheiro conta que seu nome foi definido para o cargo na noite de domingo. Apesar disso, na coletiva de divulgação do novo secretariado, ele demonstrou já ter se familiarizado com os temas da pasta. Cid Gomes afirmou ter "total convicção que Francisco Pinheiro vai fazer um bom trabalho, porque ele tem o perfil da secretaria. Ele foi feito pra ela".

Pinheiro procurou explicar sua identificação com a pasta: é professor de História e começou sua carreira política dentro da Secult, trabalhando com a parte de patrimônio e museus. "O professor Auto Filho fez um grande trabalho na área do livro e da leitura. Pretendemos dar continuidade a ele, mas também ampliar o Sistema de Museus", antecipou.

O vice-governador revelou que manterá o diálogo com Auto Filho, para ficar a par dos atuais projetos e desafios da Secult. Pinheiro garantiu a continuidade da política de editais ("a mais republicana que existe") e o interesse em dialogar com a categoria do audiovisual, por ainda não ser muito familiarizado com a área.

Francisco Pinheiro é natural de Jaguaribe, município a 308 km de Fortaleza. Graduou-se em História na Universidade Federal do Ceará, onde integra o quadro de professores. Apesar de sua carreira como pesquisador, seu nome é, de fato, conhecido pela trajetória política no PT. Foi, por dois mandatos, presidente do diretório municipal da sigla. Em 2004, já eleito vereador, Francisco Pinheiro aglutinava os cargos de professor da UFC, presidente do diretório municipal do PT e de articulador das negociações políticas da candidatura de Luizianne Lins no segundo turno.

Após a primeira eleição da prefeita, representou Luizianne na discussão sobre o processo sucessório na Câmara. Não conseguiu ser reeleito vereador neste mesmo ano, mas garantiu seu retorno à Câmara após a convocação de José Maria Pontes, de quem era suplente, para assumir a Secretaria Regional IV. Luizianne já havia declarado que, "no legislativo ou no executivo", José Pinheiro seria "seu braço direito".

Pinheiro foi responsável por liderar a bancada de sustentação da prefeita. Um ano depois, assumiu a Regional IV para José Maria retornar à Câmara. Em 2007, sob a alegação de levar complementaridade entre prefeitura e governo do Estado, Pinheiro deixa a presidência do PT municipal para assumir o cargo de vice-governador.

Fonte: DN

Nenhum comentário: