segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Professor Pinheiro cotado pra Cultura



PT foi última pendência para anúncio da equipe


Durante boa parte da noite de ontem, a prefeita Luizianne Lins e outros petistas estiveram reunidos com o governador Cid Gomes para definir o espaço da sigla em seu segundo governo

Foi apenas na noite de ontem que o governador Cid Gomes (PSB) fechou todos os nomes que irão compor o secretariado de seu segundo governo. A pendência estava por conta da participação do Partido dos Trabalhadores em sua equipe, que hoje conta com três pastas: Cidades, Cultura e Educação. O anúncio da nova equipe foi marcado para a tarde de hoje, a partir das 14 horas, na residência oficial do governador.

Segundo o blog do jornalista Eliomar de Lima, a sigla petista apresentou para Cid as seguintes demandas: ficar com quatro secretarias e colocar Antônio Carlos, homem de confiança da prefeita Luizianne Lins (PT), na liderança do Governo na Assembleia. Antônio Carlos é segundo suplente de deputado estadual e, com a indicação de alguns deputados eleitos para o staff de Cid, assume uma vaga na Casa.

Durante a reunião da comissão petista, foi também acordada a indicação de Camilo Santana para a Secretaria das Cidades, no lugar de Joaquim Cartaxo, que estaria articulando um cargo federal.

Outra novidade seria a ida do deputado estadual reeleito Nelson Martins para a Secretaria do Desenvolvimento Agrário. Por quatro anos, o petista foi líder do governador Cid Gomes no Legislativo, cargo que seria agora ocupado por Antônio Carlos. Em contrapartida, a corrente petista a qual Antônio e Luizianne pertencem – a Democracia Socialista (DS) – perderia a Secretaria da Cultura, hoje comanda por Auto Filho. Ela iria para as mãos de Francisco Pinheiro, atual vice de Cid eleito deputado estadual. Ele pertence à corrente Tendência Marxista.

Por fim, Izolda Cela continuaria à frente da Secretaria da Educação. Mas, embora petista, Izolda é considerada da cota pessoal do governador. Fora mudanças nas secretarias de Segurança e Saúde, poucas deverão ser as alterações no primeiro escalão governamental. Mauro Filho deverá retornar à Fazenda, enquanto Arialdo Pinho permanece na Casa Civil.

A deputado eleita Patrícia Saboya (PDT) negou ontem ao O POVO ter sido convidada para a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social. “Tenho dito desde o início que quero ser deputada”. Assim como Welington Landim garantiu, no sábado, não ter sido convidado para a Saúde. Ele disse que falou com Cid só sobre a presidência da Assembleia, assunto que o governador pediu para tratar só em janeiro.

Ítalo Coriolano
coriolano@opovo.com.br

Nenhum comentário: