segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Biblioteca Temática promove exposições

Foto: Silvania Claudino

O objetivo do projeto é trazer as escolas e alunos para a Biblioteca de Crateús e incentivar o hábito da leitura

Crateús. A Biblioteca Municipal Norberto Ferreira Filho, neste Município, aproveita o início de ano para resgatar antigos projetos. Um deles é a Biblioteca Temática, que chama a atenção dos alunos da rede municipal. Com planejamento anual, o projeto trabalha um tema por mês. As escolas levam as turmas de alunos para visitarem a Biblioteca, que promove exposições dirigidas por meio dos coordenadores e funcionários.

"Já havíamos desenvolvido este projeto há uns dois anos e fez sucesso entre os estudantes, então, retomamos agora", diz a coordenadora do Núcleo de Arte e Cultura do Município de Crateús, Luísa Lima. Para fevereiro, o tema é Carnaval.

O objetivo da Biblioteca Temática é trazer as escolas e alunos para a Biblioteca Municipal para incentivar o hábito da leitura. "Quando chegam aqui eles interagem, participam das exposições, conhecem muitos livros e saem motivados para se dedicarem mais à leitura e escrita". Segundo ela, a visita acaba se tornando bem atraente e cultural, já que os alunos conhecem o espaço, o acervo e o tema do mês. "Fazemos exposições dirigidas, uma espécie de aulão com repasse de conteúdos sobre o tema do mês", explica.

O aluno Ruan Kayo, que cursa o sexto ano na Escola Vilebaldo Martins, da rede municipal, veio pela segunda vez à Biblioteca e gostou da visita. "É importante porque melhora o conhecimento e dá até vontade de ler, quando a gente olha para todos estes livros". Ao ouvir a explanação da professora Luísa sobre o nome da Biblioteca e o Carnaval, tomou conhecimento sobre o historiador Norberto Ferreira Filho, que será homenageado por uma das agremiações da cidade no Carnafolia. "Não conhecia a história dele", diz. Carliane de Sousa tem 10 anos e faz o sexto ano. Ao participar da visita junto com os colegas da Escola, também adquiriu mais conhecimentos sobre a história de Crateús. "Já tinha vindo aqui outras vezes porque gosto de livros de historinhas infantis, mas agora fiquei sabendo mais sobre Crateús", diz.

Para a professora Izabel Cristina, que leciona na Escola Vilebaldo Martins, é importante incentivar a leitura e escrita nas escolas. Diz que este ano levará os seus alunos mais vezes à Biblioteca. "Faremos mais visitas com os alunos porque a leitura desenvolve o raciocínio, nos leva ao mundo da imaginação, ao mesmo tempo em que nos faz enxergar a realidade de forma mais concreta", analisa.

Alunos dos Municípios da região também podem participar do projeto. Como a Biblioteca de Crateús é pólo na região, também está apta a atender escolas de outros Municípios. "Somos a mãe de várias Bibliotecas aqui da região e estamos disponíveis para os alunos dos Municípios vizinhos", esclarece a coordenadora da Biblioteca, Erondina Alencar. Para ela, a Biblioteca Temática é uma ótima oportunidade para incentivar os alunos a adquirir o hábito de ler. "Vir à Biblioteca é como dizem alguns leitores assíduos que aqui frequentam, é mergulhar na literatura e esvaziar a mente", comenta ela.

No mês de março, a Biblioteca Temática continuará ainda com o tema Carnaval. Terá, porém, momentos de exposições e ações enfocando outros assuntos pertinentes ao mês. "Deixamos esses dois primeiros meses com um tema, já que o Carnaval acontece no início de março, mas enfocaremos também outros assuntos, já que o mês tem datas muito ricas", relata Luísa Lima. Compõe ainda o calendário de março, exposição sobre o Dia da Mulher, no dia 8, concurso literário no dia 14 por ocasião do Dia Nacional da Poesia, além de recreação com palhaços no Dia do Circo, 15 de março, e apresentações teatrais no dia 27, Dia do Teatro.

Serviços

A Biblioteca fornece ainda outros serviços aos usuários. O telecentro com dez computadores, que promove inclusão digital, com acesso livre e gratuito a internet e cursos de informática básica. Este ano funcionará oito turmas a partir de março.

As inscrições estão abertas no local. Grupos de estudo, contações de histórias, oficinas de arte, palestras, setor infanto-juvenil e, também, empréstimos domiciliares também são ofertados pela Biblioteca Municipal, que conta com um acervo de dez mil livros.

Enquete

O que você achou desse projeto?

"É importante porque melhora o conhecimento e dá até vontade de ler, quando a gente olha para todos estes livros".

Ruan Kayo
Estudante

"Já tinha vindo aqui outras vezes, porque gosto de livros de historinhas infantis, mas agora fiquei sabendo mais sobre Crateús"

Carliane de Sousa
Estudante

MAIS INFORMAÇÕES

Núcleo de Arte e Cultura - Biblioteca Municipal Norberto Ferreira Filho - Av. Francisco Sá, S/N/ Telefone: (88) 3691.1214 - Crateús/Ce

Silvania Claudino
Repórter

Nenhum comentário: