terça-feira, 5 de julho de 2011

Circuito Nacional de Feiras de Livro


(...) O Circuito Nacional de Feiras de Livros, uma iniciativa da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e da Fundação Biblioteca Nacional (CBL), vai realizar 75 eventos de pequeno, médio e grande porte até o fim deste ano, em todo o país. A previsão, segundo Karine Pansa, presidente da CBL, é de pelo menos dobrar esse número até 2014. Empresas que investirem na ampliação do Circuito poderão abater de seus impostos 100% dos investimentos em patrocínio a eventos literários enquadrados na Lei Rouanet.

Segundo pesquisa do Instituto Pró-Livro, 8,1 milões de leitores compram livros em feiras, movimentando, por ano, 100 milhões de reais. “É a divulgação e a promoção da literatura de maneira positiva”, afirma Karine. Para ela, os festivais literários funcionam como instrumentos de democratização do acesso à leitura. “Eles têm grande importância por fazer a aproximação entre escritores e público. É esse encontro que faz com que aquela pessoa que não tinha uma relação muito próxima com os livros passe a se interessar mais”, explica.

E a transformação não é só entre aqueles que visitam os festivais. Os moradores, mesmo que sem intenção, vivenciam essa relação com a literatura. “O encontro é favorável para os dois lados: a cidade se beneficia do evento e o evento se beneficia da cidade”, diz Mauro Munhoz.

Fonte: Veja

Mais informações: http://www.cultura.gov.br/site/2011/06/14/circuito-nacional-de-feiras-de-livro/

Nenhum comentário: