quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Mostra Secult em Crateús


Preservar e valorizar o patrimônio cultural e imaterial, formular e executar as políticas públicas culturais, dar apoio à criação artística, entre outros temas, que garantem o exercício da cidadania cultural, foi pauta da Secult Mostra: I Encontro Regional de Cultura da região do Sertão do Crateús.

Nesta quarta(o3) o teatro Rosa Moraes, acolheu os representantes dos Pontos de Cultura, gestores municipais, e atores da cultura para a discussão dos temas relativos ao desenvolvimento das políticas culturais da região e adequação destes para a adesão do Sistema Nacional de Cultura.

Representativa nos pontos de cultura e nas ações culturais, a região do Sertão de Crateús, acaba de ser contemplada, através do edital dos Pontos de Cultura do Ceará , com mais um que irá desenvolver ações culturais e de preservação da identidade dos povos ciganos e indígenas pertencentes da região.

A Mostra Secult, é muito bem vida, chega para contribuir nas novas formas de estrutura organizacional, criação das leis e possibilidades de desenvolvimento de novas políticas públicas culturais não só para a cidade de Crateús, como também para a região do Sertão. É importante  estarmos juntos para inserção dos artistas locais na programação cultural da cidade e do estado, preservando e valorizando as identidades culturais através das várias expressões artísticas, afirma o Prefeito Carlos Felipe.

Durante a mostra as informações repassadas aos gestores giram em torno das adequações necessárias do sistema de cultura para a adesão ao Sistema Nacional de Cultura, um ponto primordial, é de que a cidade possua seu CPF(Conselho, Plano e Fundo de Cultura)como estrutura básica, para haver o repasse de recursos do governo federal.

O Secretário da Cultura, Prof.Pinheiro, ressalta a importância das políticas públicas culturais desenvolvidas pelo estado e pelos municípios através de ações articuladas e coordenadas para um maior intercambio das expressões artísticas de todo o estado.Na região de Crateús, dar visibilidade as comunidades indígenas e ciganas, preservando a identidade destes povo,  é uma conquista da política dos Pontos de Cultura que consegue abraçar uma ação do governo federal, estadual e municipal.

Dessa convergência de políticas culturais, a Secult, apresenta seus projetos estruturantes que pretende conectar, cultura e patrimônio artístico cultural, memória e preservação da identidade, permeando também o campo da economia criativa, através dos equipamentos culturais como: A Pinacoteca do Estado, a criação e reestruturação do Arquivo Púbico( sistema estadual de documentação e arquivo) e de projetos que iram promover ações culturais em diversas regiões do estado.

Nessa perspectiva, a Mostra Secult socializa os modos de elaborar políticas públicas, suas ferramentas e mecanismos de participação social, compreendendo que a cultura, é um tema central que permeia outras políticas públicas, e é necessário cada vez mais que,  deixe de se secundária e passe a ser direito de todos.

O Secretário de Cultura de Crateús, Aldo Costa, espera que nesta parceria, possa obter  bons frutos, possibilitando  alavancar a cultura nas suas mais variadas expressões, atendendo cada vez mais e melhor os anseios e demandas do povo.

Fonte: www.secult.ce.gov.br

Foto: Karla Gomes

Um comentário:

Jaime disse...

Estive presente e achei o encontro muito proveitoso. O secretário Prof. Pinheiro está se aproximando do povo da cultura, nessas visitas ao interior do estado. Parabéns!!!

PROF. JAIME
SECRETÁRIO DE CULTURA DE NOVO ORIENTE