quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O sertão da caatinga, dos santos, dos beatos e dos cabras da peste


A religiosidade, a arte e a história do sertão nordestino são tema de mostra que leva cerca de 800 obras ao Museu Afro Brasil, em São Paulo. Pinturas, esculturas, gravuras, ex-votos, roupas, fotografias, instalações e documentos reproduzem o ambiente no qual vive o homem sertanejo. 

Inaugurada quinta-feira (20), O sertão: da caatinga, dos santos, dos beatos e dos cabras da peste ficará em cartaz até abril de 2012. 

Com curadoria de Emanoel Araújo, a mostra leva o espectador à caatinga e ao cotidiano do sertanejo, do ofício às residências, trazendo um misto de cultura, costumes e fé. O visitante é apresentado às casas rurais, aos objetos de marcar boi, artefatos de selarias, livros de cordel e altares. Para tornar a experiência mais próxima, a exposição contará com cenários e recursos multimídia, com espaços com luzes e sons desenvolvidos pelo cenógrafo convidado André Calazares. 

Também estão entre os atrativos as vestimentas do beato José Lourenço, que liderou a comunidade Caldeirão de Santa Cruz do Deserto, localizada no Crato (CE), e fotografias da ABA Film, nas quais são retratados objetos e indumentárias de cangaceiros como Lampião e Maria Bonita. Outras figuras que se destacam na mostra são Antonio Conselheiro, Padre Cícero e Beata Maria Araújo. 

Além de peças do acervo do Museu Afro Brasil, a mostra contará ainda com contribuições do Museu Histórico do Ceará (Fortaleza, CE), Fundação Joaquim Nabuco (Recife, PE), Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (Maceió, AL) e Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico de Pernambuco (Recife, PE) 

Fonte: Terra Magazine

Um comentário:

André Scarlazzari disse...

A grafia correta do nome do cenografo convidado é: André Scarlazzari.
Cordialmente;
André