sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Centenário de Crateús abre festa oficial hoje

Almeidinha orienta a montagem de sua obra "Karatius" no Teatro Rosa Moraes
Foto: Silvania Claudino
Várias atividades para lembrar o Centenário do Município de Crateús. Um dos destaques é o Festival da Sanfona

Crateús As atenções deste Município estão voltadas para a Festa do Centenário, cuja programação principal acontece a partir de hoje, se estendendo por todo o fim de semana, até o dia 15, data em que a cidade completa 100 anos. Jardins com plantas nativas da região e mudas decorativas, limpeza e reforma dos espaços que serão palcos da programação, estrutura de som, palco e iluminação, instalação de ornamentos nas praças, banheiros químicos, entre outras providências para a festa são vistos na cidade

Isso faz com que a população entre ainda mais no clima do Centenário, que na verdade já está incorporado na veia e alma de cada crateuense que reside na cidade e nos que moram fora e já estão chegando para participar da grande festa, promovida pela Prefeitura.

O "Marco do Centenário" também está sendo montado, na parte externa do Teatro Municipal Rosa Moraes. É a obra "Karatius", do gravador Francisco de Almeida, o Almeidinha, considerado gênio da xilogravura, que pessoalmente acompanha a montagem. O painel foi adquirido pela Prefeitura em parceria com o Banco do Nordeste, que patrocina boa parte da festa comemorativa da cidade.

Com pouco mais de 11 metros de largura, o painel do premiado artista filho de Crateús, reconhecido internacionalmente, retrata a religiosidade e o sertão. Carnaúbas e mandacarus, entre mitos, água e peixes - lembrando o Rio Poti, que corta a cidade - compõem a quarta obra do artista nesse tamanho, produzida neste semestre especialmente para a sua terra natal. "É um presente para a minha cidade natal. Para mim, é um conforto poder presentear a minha terra, onde me sinto em casa", destaca o autor.

Para ele, a produção de "Karatius" e a colocação no teatro da sua cidade natal, onde ficará de forma perene, sob acrílico, o faz remontar aos tempos da infância na cidade. "O meu grande sonho de criança era fazer o cartaz do Cine Poti, com o filme do dia. Quem fazia era o Mestre João Batista, que era minha referência. O cinema fechou, não realizei meu sonho, cresci e essa obra fincada aqui no teatro significa a realização desse sonho. É uma emoção. Quando estou expondo em outros países, tudo isso me vem à mente".

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Aldo Costa, o destaque da programação é o I Sanfona, Música do Mundo - Encontro Nacional da Sanfona, que promete ser um grande encontro de músicos, ouvintes e admiradores de um dos mais belos, populares e complexos instrumentos musicais. "Um dos pontos fortes da festa é o Encontro da Sanfona, que trará grandes artistas e, como atração maior, a cantora Elba Ramalho. A partir do próximo ano o Encontro será Internacional, já estamos trabalhando nesse sentido". As apresentações têm acesso livre, em espaços públicos, sem cobrança de ingresso.

A cidade, que já recebeu o II Festival Aéreo, com a presença da esquadrilha da fumaça, reunirá o encontro com apresentações musicais, oficinas e palestras, sempre visando à promoção de novos talentos. Além disso, consagrados instrumentistas locais, estaduais e nacionais realizarão shows. Aldo Costa destaca ainda a comenda do Centenário, que será entregue a personalidades ilustres da cidade e o Marco do Centenário, o painel "Karatius", de Francisco de Almeida. "Serão momentos fortes da programação porque a homenagem ressalta os grandes nomes da história da cidade e o painel do nosso crateuense Francisco de Almeida marcará a data e ficará de forma permanente no Teatro Municipal". Fernando Elpídio, diretor cultural, responsável pelo encontro da Sanfona, salienta que a cidade receberá nos quatro dias do Festival em torno de dez mil pessoas.

Programação

No sábado, o Encontro Nacional da Sanfona será marcado pela exposição "Olhar sobre Crateús", na Estação Ferroviária, das 8h às 20h, com fotografias enfocando diversos aspectos do Município e, principalmente, de seus moradores. Domingo, 13, às 19h, será exibido, no Teatro Rosa Moraes, o documentário "Dom Fragoso", dirigido pelo veterano cineasta cearense Francis Vale, também filho de Crateús. Dia 14, os shows de sanfoneiros regionais começam às 20h no palco Centenário Crateús. Terça-feira, acontece a Grande Alvorada pelos 100 anos de Crateús, com queima de fogos e apresentação da Banda de Música, às 7h, na Praça Matriz, entre outras ações comemorativas. Às 21h, no Palco Centenário, Ítalo e Renno, e o encerramento do Festival da Sanfona às 23h, com Elba Ramalho.

MAIS INFORMAÇÕES

Prefeitura Municipal de Crateús - Centro Administrativo
Telefone: (88) 3692.3315/ (85) 9987.7599/ (85) 8699.6524

Silvania Claudino / DN
Repórter

Nenhum comentário: