sábado, 21 de janeiro de 2012

Carnafolia gera dúvidas entre foliões de Crateús

Foto: Silvânia Claudino
A expectativa de que a folia não aconteceria frustra donos de blocos e brincantes, porém festa está garantida

Crateús. O carnaval deste Município, chamado de Carnafolia, estava com realização incerta. Pelo menos da forma tradicional, como ao longo dos últimos anos. É o que temem dirigentes de blocos e foliões, que estão apreensivos porque há menos de um mês da folia praticamente ainda não há divulgação sobre as atrações que movimentarão o evento na cidade. As músicas dos blocos ainda não estão nas emissoras de rádio, sendo divulgadas. 

Além disso, os blocos ainda não estão nos barracões confeccionando fantasias, enfeitando e produzindo os carros alegóricos. A cidade praticamente está em silêncio sobre o Carnafolia, que sempre movimentou foliões, o comércio e a cultura local neste período do ano.

“Ainda não recebemos o incentivo financeiro da Prefeitura Municipal, organizadora do evento, e por isso não estamos trabalhando em nossos barracões, como de costume. Todos os dias aguardamos o repasse do recurso e não ocorre. O Carnafolia está em risco. Muitas pessoas e foliões nos perguntam se vai haver Carnafolia porque não estão vendo a nossa movimentação e ficamos tristes porque dependemos das definições do governo municipal”, reclama Smith Gregatti, coordenador do bloco Tikerê. Segundo Gregati, o bloco Tikerê está com o tema preparado. Pretende levar para avenida a história da música popular nordestina, com destaque para o centenário de nascimento de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. A pesquisa e a fundamentação teórica, o número de alas e carros alegóricos estão definidos. “Na parte teórica estamos com tudo pronto. O problema é que sem o incentivo financeiro não podemos colocar em prática e levar o bloco para a avenida, como sempre levamos”.

Dificuldades

Por sua vez, a Prefeitura Municipal, via Secretaria de Cultura, garante que o Carnafolia vai acontecer, mesmo com as dificuldades financeiras enfrentadas pelo órgão e a ausência de recursos externos. Segundo a Secretaria, gastará R$ 200 mil para realizar o evento. 

“O Carnafolia acontecerá sim este ano. Iremos realizar com dificuldades porque não temos recursos específicos para o evento e houve uma grande queda no Fundo de Participação dos Municípios. Estamos definindo os detalhes nesses dias”, garante Aldo Costa, secretário municipal de Cultura de Crateús. 

Ele Informa ainda que será repassado os incentivos para os blocos oficiais e alternativos e que os grupos musicais estão sendo contatados. O Forró do Bom, de Fortaleza, segundo ele, será a atração do evento, afora os grupos locais. Concurso de Paredões é a novidade deste ano.

Mais Informações:
Secretaria Municipal de Cultura de Crateús
Rua Francisco Sá, 222
Telefone: (88) 3691.0249

Silvânia Claudino / DN
Repórter

Nenhum comentário: