domingo, 8 de janeiro de 2012

Coral conquista novos públicos


Esforço e dedicação de regente e coralistas, faz grupo musical ampliar as oportunidades de apresentações no CE

Crateús Pela primeira vez, o Coral Vozes da Esperança, deste Município, irá se apresentar fora dos limites de Crateús. O espetáculo será no Espaço Cultural Banco do Nordeste, em Tamboril, no próximo dia 27. Criado, em 2009, pela direção da Escola de Cidadania Padre Bonfim, o Coral se encontra em fase de renovação, por conta da parceria firmada com a Sociedade Amigos da Biblioteca Norberto Ferreira Filho (Sabi). O Coral traz no repertório hinos e músicas religiosas, infantis e natalinas.

Através de projeto apresentado pela Sabi à Secretaria da Cultura do Estado, o Coral Vozes da Esperança foi escolhido como uma das ações ganhadoras do VIII Edital Ceará Natal de Luz 2011, na categoria "Grupos de Tradição Natalina".

O Prêmio tem por objetivo apoiar o Coral em suas apresentações à população crateuense. No valor de R$ 11 mil, o recurso possibilitou à Sociedade aplicar na manutenção e aporte para apresentações, gravações de CD e divulgação.

"O Coral já existia, especialmente pelo esforço e dedicação da regente, e a Sabi apenas intensificou a ação, ao incorporar mais um regente com instrumento e a contação de histórias. Foi uma parceria que deu muito certo", comenta Karla Gomes, coordenadora da Sabi.

Intitulado "Coral cantos e contos", o projeto levou o Coral Vozes da Esperança, formado prioritariamente por alunos da Escola Padre Bonfim, aos mais diversos logradouros públicos do Município, além de escolas, instituições do terceiro setor, órgãos públicos e privados, feiras, igrejas e eventos natalinos. Para tanto, a Sabi articulou as apresentações, disponibilizando o Coral no período compreendido entre os meses de dezembro de 2011 e janeiro deste ano, reservando a data natalina para apresentações em praça pública e na Catedral Senhor do Bonfim.

Ao todo, serão 16 apresentações. Foram onze no mês de dezembro e cinco se darão agora em janeiro. O projeto Coral Cantos e Contos encerra com três dias de apresentação no campus local do Instituto Federal do Ceará (Ifce), nos dias 16 a 18.

Formação

O Coral é composto por 28 crianças e adolescentes com idade entre seis e 15 anos. A maioria é de alunos da Escola Padre Bonfim, localizada na sede do Município. Fazem parte do grupo também alunos das Escolas Municipais Ubaldino Souto Maior, Externato Nossa Senhora de Fátima, Vilebaldo Martins, todas na sede e da Escola Umbelino Alves da Silva, em Curral do Meio, zona rural do Município. A Escola Técnica de Comércio Padre Juvêncio, da rede particular também tem alunos no Coral.

Os ensaios ocorrem na sede da Sabi, sob a orientação dos regentes Aparecida Chaves, professora da rede municipal, e o músico Ernesto Teixeira.

Karla Gomes salienta que a ação fortalece a formação de vínculos entre os jovens. A participação no Coral, destaca Aparecida, influi positivamente no crescimento cognitivo, no desenvolvimento de habilidades musicais e reforça a ideia de compromisso por parte dos alunos.

SILVÂNIA CLAUDINO
REPÓRTER

Nenhum comentário: