quinta-feira, 8 de novembro de 2012

A partícula de deus


(Da série Notas Aleatórias ou Discussão de Tudo - Nota 1) 

Ai pelos meados de 1964, um sujeito de nome Higgs, Peter Higgs, levantou uma questão pertinente sobre o universo, que era: ora, só pode é haver uma partícula que empresta massa diferente a tudo que existe! Sem massa, é bom que se diga, nada se prenderia no lugar, não haveria gravidade que atraísse os objetos e eles sairiam flutuando pelo cosmo. Falando assim, no seco, não haveria a lua, o sol, os planetas do nosso sistema solar, a rua pela qual você passeia, nem mesmo você, nada! O físico Leon Lederman denominou essa partícula de God particle - "partícula de deus". Legal, não? 

O que é mais legal, porém, é que o que era apenas suposição matemática agora tem tudo para ser verdade. Depois de quase 50 anos de buscas, cientistas do CERN (Organização Europeia para Pesquisa Nuclear) afirmaram que podem ter finalmente descoberto o Bóson de Higgs - o nome cientifico da tal partícula – uma coisinha tão miúda que a gente nem ver. 

Bom, ai talvez você se pergunte: "e qual a implicação disso na vida concreta das pessoas?" A resposta, a princípio, é NENHUMA - sou obrigado a reconhecer. Mas, antes que você lamente mais muitos bilhões de dólares desperdiçados no estudo de nada, lembremos que o homem, quando observou a eletricidade pela primeira vez, ainda nos tempos da Grécia antiga, não fazia então a menor ideia de como utilizar aquilo. 

Pois bem!... 

Um comentário:

Fleque disse...

Nessa partícula tem energia capaz de gerar um buraco negro!