terça-feira, 12 de março de 2013

O poeta José Coriolano voltou

 

A noite de sexta-feira (8) teve um calor especial misturado àquele natural da seca que assola nosso Nordeste querido. Depois de uma ausência de anos, eis que voltou ao aconchego dos que lhe querem bem o "príncipe dos poetas piauenses", o crateuense José Coriolano. Voltou dourado, anunciando um futuro mais promissor às letras locais. Voltou para emprestar, uma vez mais, peso à já rica e extensa história cultural de Crateús. Voltou para juntar-se a panteões da altura de Dom Fragoso e Padre Alfredinho (que adotaram Crateús e seu povo como morada e missão de amor), para ombrear batalhas tão épicas quanto a travada pelas ruas da cidade contra os "revoltosos" de Carlos Prestes, para apreciar coisas simples e belas do dia a dia, praticadas anonimamente por cada um dos habitantes deste torrão amado. 

Segundo o poeta Raimundo Cândido, membro da Academia de Letras de Crateús e responsável, juntamente com Edmilson Lopes Providência, pelo resgate do busto do poeta José Coriolano ao seu lugar de origem, um dia o grande poeta Gerardo Melo Mourão olhou o vazio da praça e cobrou: "Meu povo, cadê o Coriolano?" Pois bem, José Coriolano de Souza Lima está de volta! E continua a entoar Crateús: 

"..... terra, onde a alvorada 
Primeira pra mim raiou! 
Onde a primeira morada 
Meu pai querido assentou! 

Onde o galo, à madrugada 
Cantando me despertou! 
Onde à primeira alvorada 
Ouvi-lhe o có-corô-cô!" 

Sua festa de retorno foi linda, bem ao gosto do poeta – que certamente estava por lá, dando uma conferida. As fotos abaixo (de autoria de Carlos Henrique) dão uma ideia de como foi um momento cultural gostoso e de que a cidade precisa vez por outra. 

Entre os presentes, dona Rosa Moraes (agraciada com uma bênção papal), seu Ferreirinha, autoridades municipais e eclesiais, população em geral, além do trineto do poeta, Ivens Roberto de Araújo Mourão, que fez doação dos originais do poema Crateús à Academia de Letras de Crateús. 

É válido ressaltar que o retorno do poeta teve a contribuição inestimável da Prefeitura Municipal de Crateús.



















Nenhum comentário: