segunda-feira, 10 de junho de 2013

II Encontro Cearense de Escritores em Crateús


O II Encontro Cearense de Escritores é a segunda edição de um encontro/congresso criado em janeiro de 2012, por iniciativa do escritor e professor Sebastião Valdemir Mourão, com o propósito de reunir anualmente escritores do Brasil e de outras nacionalidades.

A primeira edição do evento ocorreu na cidade do Ipu-Ce, nos dias 13, 14 e 15 de janeiro de 2012, numa parceria entre Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes – AILCA, Associação Cearense de Escritores - ACE e Serviço Social do Comércio – SESC, com a participação de cerca de 50 escritores e 250 pessoas.

O I Encontro Cearense de Escritores já definiu Crateús como cidade-sede do evento seguinte, tendo como realizadores, além da AILCA, ACE e SESC, a anfitriã Academia de Letras de Crateús – ALC. Assim, o II Encontro Cearense de Escritores dar-se-á nos dias 13, 14 e 15 de junho de 2013, em Crateús. Pretende reunir 150 escritores e sua programação destina-se a abarcar diretamente uma clientela de 3000 pessoas, contemplando a comunidade escolar local e a sociedade.

A questão do livro e da leitura tem se colocado como um desafio nos tempos presentes, em que disputam a atenção dos usuários/consumidores ostensivos recursos tecnológicos de entretenimento e aprendizagem.

Num momento em que se discute a obsolitude da publicação em papel, contraditoriamente se reafirma a importância do livro e da leitura como recurso estratégico na promoção e difusão da Educação, da Linguagem e da Cultura dos povos.


Sendo o escritor um agente direto deste contexto, na condição de produtor/promotor/difusor da literatura, em todas as suas formas e conteúdos que constituem os semblantes dos livros, é oportuno que um encontro de escritores se destine a aprofundar a problemática e os desafios da produção literária nos tempos presentes. Daí o II encontro trazer como tema central: A Literatura, o livro e a leitura nos dias atuais, buscando destacar o papel da criação e do criador de livros neste importante meio de difusão cultural.

Mas o evento não quer ficar circunscrito aos criadores originários das letras. Antes, vai “aonde o povo está”, às escolas, universidades, teatro, praças, os lugares onde a literatura efetivamente se realiza pelo encontro e empoderamento do leitor. 

Sendo sediado por Crateús, cidade do Sertão Nordestino, situada no oeste cearense, fronteira com o Piauí, Estado a que já pertenceu até 1889, o II Encontro Cearense de Escritores leva a abordagem literária para além do perímetro metropolitano, o grande centro urbano do Ceará, chegando a umas das regiões culturais mais remotas do Estado, os Sertões de Crateús. 

Trata-se da Terra de um dos grandes nomes da literatura brasileira, José Coriolano de Souza Lima, considerado o criador da literatura piauiense. Neste ano, a cidade busca resgatar e restabelecer a memoria e obra deste seu filho, empreendendo ações de reconhecimento e promoção de sua memória. Um busto do escritor foi recolocado na praça que tem seu nome, donde havia sido retirado e desaparecido na década de 1980. A homenagem do II Encontro Cearense de Escritores ao Poeta José Coriolano vem coroar essa importante campanha de resgate de promoção de um escritor brasileiro de referência histórica. E ainda ajudará a esclarecer um lapso histórico que confunde a naturalidade do poeta, quando se deu a troca de territórios entre Ceará e Piauí.

O II Encontro Cearense de Escritores representa, pois, uma oportunidade relevante de exaltação do livro, da literatura, do leitor e do escritor, possibilitando a integração e a sensibilização em torno dessa importante seara da cultura mundial.


Nenhum comentário: