terça-feira, 10 de setembro de 2013

Paulo Mamede é o novo secretário de cultura do Ceará


O ex-Coordenador de Comunicação Social e Marketing Institucional da Universidade Federal do Ceará, Paulo Mamede, é o novo Secretário de Cultura do Estado. O anúncio foi feito na tarde de ontem (9), pelo Governador Cid Gomes, em coletiva de imprensa no Palácio da Abolição. Mamede substitui o ex-secretário Francisco Pinheiro, professor de História também oriundo dos quadros da UFC. 

Paulo Mamede chegou à Universidade no fim da década de 1970, como aluno da Casa de Cultura Hispânica. Já em 1980, iniciou os estudos no Curso de Comunicação Social da UFC e foi coordenador do Centro Acadêmico. Pouco depois, implantou o setor de comunicação da antiga Associação dos Docentes da UFC (hoje Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará – ADUFC-Sindicato), onde trabalhou ao longo de 11 anos. Ainda no movimento sindical, atuou na assessoria do Sindicato dos Telefônicos do Ceará e como presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce).

Na gestão do então Reitor da UFC René Barreira, em 2003, assumiu a Coordenação de Marketing Institucional da Universidade, incorporada, em 2007, à Coordenadoria de Comunicação Social. Naquele ano, durante a gestão do Reitor Ícaro Moreira, Paulo Mamede assumiu a titularidade do setor, onde se destacou como um dos responsáveis pela reestruturação da Universitária FM e pela criação de produtos jornalísticos como a revistaUniversidade Pública, o Jornal da UFC, o programa de rádio Jornal da Educação e o programa UFC TV.

Foi o idealizador e produtor do Festival UFC de Cultura, um dos principais eventos artístico-culturais de Fortaleza, que chega à 6ª edição em 2013. Lançou, ainda, o projeto Pôr do Som, evento de formação de plateia que tem levado espetáculos musicais a vários espaços da UFC, com apresentações destinadas a alunos de escolas públicas e à comunidade universitária. Em parceria com as Edições UFC, incentivou a publicação de mais de 20 títulos, entre livros-reportagem, monografias, dissertações e teses.

No fim de 2012, assumiu a coordenação de projetos culturais e de marketing através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura. 

Mamede atribui sua indicação para a Secretaria de Cultura do Estado ao trabalho desenvolvido na UFC. Embora tenha sido um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) no Ceará, afastou-se da vida partidária há mais de 20 anos. Ele afirma que, até dezembro de 2014, buscará aproximar a pasta de Cultura de escolas e universidades, focando o trabalho na formação cultural e no diálogo com artistas e produtores.

"Há projetos estruturantes fundamentais e vários espaços a serem ocupados. Não quero construir nada, mas explorar o que já existe. Sei que tenho pouco tempo, mas tentarei pautar a Cultura como algo fundamental na gestão estadual", disse.

O Reitor Jesualdo Farias elogiou a escolha do Governador Cid Gomes. "Conhecendo o Paulo como eu conheço, digo que ele tem todo o potencial, dinâmica e vibração para poder dar uma guinada positiva na Cultura do Estado e de Fortaleza. Carecemos de uma política cultural no Ceará, para que as instituições possam programar suas atividades, suas ações. Espero que o novo secretário tenha essa disposição. A UFC irá colaborar com tudo o que puder", comentou.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC.

Nenhum comentário: