sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Profetas das águas

Foto: Waleska Santiago

Profetas se reúnem amanhã

Sertanejos farão previsões sobre a quadra chuvosa; devido à seca, clima é de expectativa

Quixadá. Aproximadamente 30 sertanejos hábeis em extrair da natureza sinais da chegada das chuvas se reúnem amanhã (12), em Quixadá, no Sertão Central do Ceará, para apresentar previsões sobre a quadra invernosa deste ano no Nordeste. Será o XVII Encontro dos Profetas da Chuva. O evento está marcado para as 8h, no parque de exposições da Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos do Ceará (Acocece), no Km 3 da estrada do Açude Cedro.

Neste ano, o clima é de expectativa depois das previsões frustradas para o inverno de 2012. A maioria dos participantes apontou uma quadra chuvosa favorável, de bom inverno, todavia, a estiagem do ano anterior, 2011, se prolongou, agravando ainda mais a dificuldade de sobrevivência no campo. Muitos animais estão morrendo e até os reservatórios de maior porte estão secando. O fenômeno da seca é considerado por especialistas o pior dos últimos 30 anos.

Dois dos profetas da chuva, Paulo Costa e Erasmo Barreira, que têm o maior percentual de acertos devem apresentar previsões diferentes para este ano. Em 2012, eles avaliaram o inverno como moderado, chegando até meados de junho. Desta vez, devem divergir. O primeiro aponta estiagem ainda mais acentuada. Já o segundo indica boas chuvas no seu diagnóstico.

Há uma ânsia dos profetas da chuva em acertar suas previsões, uma prova da afinidade com os astros, insetos, pássaros, e a vegetação da caatinga. Embora o Governo do Estado tenha a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) como seu órgão oficial de estudos meteorológicos, as observações dos sertanejos são respeitadas e aguardadas por milhares de pessoas.

Conforme João Soares, um dos idealizados do encontro, a abertura oficial ocorre na noite de hoje, com o Encanta Quixadá, um festival de violeiros no Centro Cultural Rachel de Queiroz, a partir das 19h. Mas os profetas da chuva continuam reunidos até o domingo.

Fonte:

Nenhum comentário: