sexta-feira, 28 de junho de 2013

E por falar em Crateús


Quem passa pelo Arco de Fátima, indo ou vindo ao centro, corre o risco de topar ali com um senhor de muitos anos, cabelos longos e barba de profeta, viola no peito. Se parar um instante e escutar, irá ouvi-lo contar algum caso, oferecer uma meisinha. Ao redor dele, dezenas de Cds e esses livrinhos quase artesanais, cheios de histórias de todas as partes e de todas as gentes, rimadas desde a mocidade. Sem alarde, como é de seu feitio, ele é mestre e tesouro vivo da cultura cearense, filho legítimo de Crateús – Lucas Evangelista. Não preciso nem dizer, mas isso, meu povo, é cultura.

Cultura que nos encara do alto das alegorias de Francisco de Almeida (já viram as expostas no Teatro Rosa Moraes?). Cultura que nos ataca os ouvidos e os ossos na sanfona de Bento Raimundo. Cultura história dos Revoltosos, Furna dos Caboclos, Prisão da Santa. Cultura estampada no reboco maltratado da Casa Castelo (que quase foi ao chão). Cultura pessoa que escreve e conta sobre nossa cultura – Norberto Ferreira Filho, Ferreirinha. Cultura que este ano faz 100 anos – Rosa Ferreira de Moraes, Dona Rosa. Tudo isso, meu povo, é cultura.

Melhor: cultura de Crateús, originária daqui, oferecida ao mundo a partir do nosso chão. Ou seja, nossa identidade. Nossa singularidade. Nossas referências. Herança nossa.

Então, que tal discuti-la para hoje e para os próximos anos? Amanhã (29) é dia da III Conferência Municipal de Cultura. Vamos?

Afinal, é tão bonito quando vamos às ruas e reivindicamos direitos básicos, como saúde, educação, segurança, não à corrupção! Quando fazemos barricadas em defesa do sagrado direito de dizer não – que não concordamos com a forma que querem trazer as águas do Açude Flor do Campo para Crateús, por exemplo. Quando ocupamos a Câmara Municipal e mostramos cartazes e exigimos a atenção dos políticos. Quando expressamos nossos desejos nas redes sociais...

Bem, agora é a vez da cultura. E a partir da cultura, o resto. Você vem?

Lourival Veras
_______________________
III Conferência Municipal de Cultura
Onde: Colégio Estadual Lourenço Filho
Quando: 29 de junho, sábado
Que horas: a partir das 7:30h.

Nenhum comentário: