sábado, 22 de junho de 2013

População ocupa açude Flor do Campo

Moradores ocupam área de açude

Crateús. Seguindo a onda de protestos que acontecem em todo o País, os municípios desta região também fazem suas reivindicações, com o povo indo às ruas. Aqui, a principal pauta é a cobrança de soluções para a seca, especialmente para o desabastecimento hídrico que acomete a região.

No vizinho município de Novo oriente, a população já realizou protestos na rodovia, nas praças e desde anteontem ocupou o açude Flor do Campo para não permitir a abertura das comportas do reservatório. O plano da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos é transferir a água para o açude Carnaubal, em Crateús, pelo leito do rio Poti. A população aceita a liberação da água, mas somente através de construção de adutora.

A ocupação é pacífica e, até o fechamento desta edição, não ocorreu nenhum incidente no local, que está ocupado por cerca de 30 a 50 pessoas, que se revezam. Doações de água e alimentos chegam ao local a fim de suprir as necessidades dos manifestantes, que afirmam que ficarão de forma permanente no açude, até que o governo autorize a construção da adutora, forma que defendem para a transferência da água.

A Polícia Militar foi reforçada no município desde quinta-feira, com a realização dos protestos no Centro da cidade. Não foi registrado conflito ou violência, nem na cidade nem no açude. Policiais estão próximos à estrada que dá acesso ao açude, orientando a população e realizando a segurança.

O movimento em Novo Oriente recebe apoio e reforço popular de municípios da região. De Crateús, mais de 300 pessoas estão indo de ônibus para ocupar o açude Flor do Campo, crescendo o protesto liderado pelos moradores locais, através do Comitê formado por representantes dos movimentos sociais.

De Tamboril, Independência, Nova Russas e Quiterianópolis também estão se deslocando manifestantes, a fim de reforçar o movimento.

Estava prevista a inauguração da Delegacia de Polícia, com a presença do governador Cid Gomes, mas foi cancelada.

Para a religiosa Francisca Erbenia, da Cáritas Diocesana, o movimento é justo e a instituição está participando e mobilizando as Paróquias da região para lutarem pela água. "Estamos ao lado do povo de Novo Oriente lutando pela água para todos nós, por uma partilha com responsabilidade", aponta.

O pároco de Novo Oriente, Alexandre Fonseca, participa desde o princípio das discussões e debates acerca da transferência da água. Esteve nas audiências públicas, nos movimentos e afirma a posição contrária à transferência pelo leito do rio.

Estudantes

Com apitos, faixas, cartazes, de rostos pintados de verde e amarelo e cantando o Hino Nacional, cerca de 80 estudantes realizaram protesto na Câmara Municipal de Crateús, na última quinta-feira, por ocasião da sessão daquela Casa.

Mobilizados por meio das redes sociais, os estudantes da Faculdade de Educação de Crateús (Faec) e Liceu Manoel Mano expressaram sua indignação à falta de água no município, bem como problemas na saúde, educação e corrupção no país.

Eles seguem a onda de protestos no Brasil e lembram os "caras pintadas" dos anos 90.

Silvania Claudino
Repórter

Nenhum comentário: